A cidade de Porto Franco agora conta com mais qualidade no fornecimento de energia. A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) realizou nessa quinta-feira (22) a entrega da ampliação da subestação da cidade. A obra consiste no aumento da potência de 5 MVA (mega vott amper) para 12,5 MVA e na automatização do sistema de controle do nível de tensão.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente da CEMAR, Augusto Miranda, dos diretores de Distribuição, Chrysthyan de Almeida, de Relações Institucionais, José Jorge Soares, e do gerente de Expansão do Sistema Elétrico, Sérvio Túlio, executivos e colaboradores da Companhia na regional Sul. Também marcaram presença o prefeito do Porto Franco, Aderson Marinho, secretários municipais e vereadores.
Com um investimento na ordem de 2 milhões de reais, esta obra beneficiará os municípios de Porto Franco, Campestre, São João Paraíso e Ribamar Fiquene. O diretor Chrysthyan de Almeida destacou que essa ampliação vem acompanhar o crescimento da cidade. “Há 30 anos eu estive pela primeira vez em Porto Franco e a cidade está muito diferente. Cresceu bastante. Com essa subestação, a CEMAR fortalece sua posição na região, fornecendo uma energia de maior qualidade e com reserva de potência para atrair mais investimentos para a cidade. Com ela nós teremos toda a condição necessária para atender novos empreendimentos”.
O prefeito Porto Franco, Aderson Marinho, ressaltou o empenho a Companhia em melhorar o fornecimento de energia na região. “Nós estamos aqui para agradecer essa confiança que a CEMAR tem com a nossa região, principalmente com o município de Porto Franco, ampliando a subestação. Sem dúvida nenhuma esta obra vai trazer mais empresas para a cidade. Se as cidades atendidas por essa subestação já tinham uma energia de qualidade, com essa obra, vai ficar ainda melhor”. Outra obra que foi finalizada recentemente é a Linha de Transmissão do trecho entre Porto Franco e Sítio Novo em 69 KV com 120 km de extensão. O investimento para construção dessa linha de transmissão foi de 12 milhões de reais e beneficia cerca de 200 mil habitantes nas cidades de Amarante, Arame, Grajaú, Lajeado, Montes Altos e Sítio Novo.
Augusto Miranda, presidente da CEMAR, destacou que o Maranhão cresce em um ritmo acelerado e, consequentemente, a demanda de energia é cada vez maior. “Para este ano está previsto uma crescimento de 8,2% no mercado de energia. E aqui no sul o crescimento é assustador. Em Imperatriz, nós acabamos de energizar a nova subestação de Santa Rita, a terceira na cidade, e já estamos correndo para encontrar um terreno para uma nova subestação. Isso demonstra como o Estado está crescendo de uma forma muito rápida. E a CEMAR não mede esforços para atender esse crescimento”.
Obras como estas confirmam o compromisso da CEMAR com o fornecimento satisfatório a todos os clientes da sua área de concessão. Neste sentido, a empresa tem ampliado os investimentos em projetos para expansão, melhoria e renovação dos ativos elétricos necessários para fomentar o desenvolvimento do estado, beneficiando toda a população maranhense. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Regional na Edição Nº 14789
Comentários