Participaram membros do setor produtivo e instituições do governo. - Divulgação

SÃO LUÍS - O Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), presidido por José de Ribamar Barbosa Belo, discutiu na quinta-feira, 6 de fevereiro, a situação das rodovias federais que cortam o Maranhão previstas para 2020, as quais foram apresentadas pelo novo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-MA), Glauco Ferreira da Silva. De acordo com o representante do órgão, a prioridade será para as rodovias BR 135, BR 222 e BR 226, com execução de projetos de restauração do pavimento em seus trechos críticos, e manutenção no restante da malha. 
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, abriu os trabalhos na Casa da Indústria Albano Franco, na presença de membros do Conselho, empresários e convidados, e reforçou o papel da entidade representativa do setor industrial de facilitar o entendimento entre o poder público e o privado. "O que tem acontecido nesse país, e em nível de estado e município não é diferente, é que se inicia uma obra, às vezes sem projeto, às vezes sem dinheiro, sem o compromisso, e a situação fica aí. A empresa começa a fazer a obra, quando chega no meio, ela para, e quando vai reiniciar, aquilo que foi feito já está perdido. É um desperdício muito grande de recurso. Quando nosso ministro [Tarcísio Gomes de Freitas] esteve aqui, conversamos com ele sobre esse assunto, e ele ficou, segundo disse, muito alarmado pelos problemas que constatou in loco. Eu tenho visto e ouvido notícias a respeito da linha como ele vem desenvolvendo esse trabalho, e nós estamos muito certos de que a coisa começa a tomar um novo rumo".
Segundo o superintendente do DNIT, existe um direcionamento nacional para evitar as interrupções e não términos de obras em todo o país. "Identificamos, na primeira reunião que tivemos em Brasília, que o que se quer fazer é o que o presidente da FIEMA falou: obras com princípio, meio e fim. Com isso, mudamos um pouco o planejamento que havíamos feito antes, porque, como os recursos são escassos, vamos fazer para começar e terminar. No Maranhão, as prioridades serão as rodovias BR 135/MA, BR 222/MA e BR 226/MA. Não que as outras não terão ações, mas concentraremos nessas três rodovias nossos maiores esforços, pois são as que estão em pior condição". De acordo com Glauco, o DNIT dispõe de um orçamento de R$ 784 milhões para o Nordeste em 2020, dos quais R$ 213 milhões são para o Maranhão, sendo R$ 10 milhões para projetos.
 
OBRAS EM RODOVIAS
 - Para a BR 135, o superintendente informou aos empresários que devido a rescisão do contrato celebrado com o consórcio Serveng/Aterpa, empresa que era responsável pelas obras na rodovia, foi celebrado um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro, no valor de R$ 42 milhões, para conclusão da duplicação entre o Km 24 e Km 51, da Estiva até o Estreito dos Mosquitos, que deve iniciar a partir de junho, após o período chuvoso, até 2022. Também está no planejamento do órgão a execução de serviços de restauração para adequação da capacidade do sub trecho Bacabeira/Miranda do Norte, do Km 51,4 ao Km 125,72, no valor de R$ 16 milhões.
Para a BR 222, o DNIT garantiu serviços de conservação e manutenção de pontos isolados no trecho que vai do Km 74,60 (Chapadinha) até o Km 219,50 (Itapecuru). Para o trecho entre o Km 249,20 (Miranda do Norte) e o Km 406,20 (Santa Luzia) está entre as metas para 2020, a execução de serviços de manutenção, dando trafegabilidade ao segmento em toda sua extensão, além de um novo contrato de manutenção que será licitado, para restauração.
Já para a BR 226, o contrato atual será rescindido e serão feitos três novos contratos menores para manutenção. "Estamos executando serviços de capa asfáltica no segmento entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda e em negociação com as comunidades indígenas para retomada dos serviços de tapa buraco no trecho das reservas".  Para 2020, serão destinados R$ 29 milhões de reais.
O presidente do Conselho Temático e vice-presidente da FIEMA, José de Ribamar Barbosa Belo, ressaltou a importância do tema, e reafirmou a função do grupo de trabalho na discussão sobre as obras nas rodovias. "Nosso conselho foi criado exatamente para isto: avaliar, acompanhar e propor sugestões sobre a disponibilidade e a qualidade de infraestrutura no Maranhão, principalmente nas áreas de energia, transportes, portos, saneamento básico e telecomunicações".
Participaram da reunião, representantes da Câmara Municipal de São Luís, Uema, Famem, VLI Logística, Aprosoja, Smaak Bebidas, Cimento Bravo, ABIH-MA, Emap, TAC, Constans, presidentes de sindicatos industriais, entre outros. (Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA)