Brasília-DF - O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, estará em Maceió (AL) na próxima segunda-feira (12) para lançar o Observatório da Corrupção naquele Estado. Lançado pelo Conselho Federal da OAB no dia 24 de agosto deste ano, o Observatório da Corrupção servirá de instrumento para a sociedade denunciar e acompanhar julgamentos de casos de corrupção em todas as instâncias. O cidadão poderá fazer denúncias e acompanhar o andamento de sua reclamação pelo site http://observatorio.oab.org.br, que já pode ser acessado em links nos sites da OAB Nacional (www.oab.org.br) e da OAB alagoana ( /www.oab-al.org.br/”www.oab-al.org.br).
Durante o lançamento do Observatório da Corrupção em Maceió, que acontecerá às 11h na sede da OAB-AL, o presidente da OAB alagoana, Omar Coêlho de Mello, designará o conselheiro seccional José Firmino de Oliveira para coordenar os trabalhos do Observatório no Estado. O evento é aberto a representantes dos Poderes, partidos políticos e entidades que atuam no combate à corrupção.
Depois de receber a denúncia, a Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB, presidida pelo conselheiro federal por Alagoas Paulo Brêda, fará uma triagem das informações recebidas e, em seguida, os membros da Comissão farão uma visita ao juiz, ao Ministério Público ou ao delegado para verificar a posição do processo e cobrar providências. Caso as informações não sejam obtidas, a OAB, no prazo de 30 dias, procurará as autoridades superiores para que possam determinar que haja o enfrentamento da questão.