O novo padrão de ligação para fornecimento de energia atende a determinação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, e agiliza a ligação da energia, sobretudo para as novas ligações. Por seguir rigidamente os padrões técnicos, o novo padrão também oferece bem mais segurança aos clientes.
Por conta disso, a CEMAR vem promovendo ações de divulgação do novo padrão. Segundo José Batista Lima, fiscal de ligação da CEMAR, 10% das solicitações de ligação em Imperatriz apresentam pendências relacionadas ao novo padrão. Por conta disso, a CEMAR visita lojas de materiais elétricos orientando empresários e consultores de vendas. “Visitamos praticamente todas as lojas de materiais elétricos da cidade junto aos nossos fiscais entregando folders com informações sobre o novo padrão”, comenta José Batista.
Para uma nova ligação, é necessário que o imóvel esteja com o padrão de entrada de energia instalado corretamente. Esse padrão é conhecido como padrão de ligação CEMAR, um conjunto de instalações composto de caixa de aterramento, condutores e acessórios indispensáveis para que a ligação seja realizada.
Segundo Aislan Gama, Líder de Serviço de Rede, a Companhia toma medidas que facilitam o acesso da comunidade à nova padronização. Instala o novo padrão e oferece meios de financiamento para que o cliente pague em parcelas inseridas na conta de energia. “O cliente vai até a agência solicitar a ligação e, no momento do pedido, o atendente da CEMAR pergunta se ele já tem o novo padrão montado em casa. Se não tiver, no mesmo instante o atendente oferece como opção o padrão que a CEMAR financia e passa todas as informações, como o valor e em quantas vezes pode ser parcelado. Esse parcelamento pode chegar até 24 vezes”, comenta.
O padrão de ligação com a caixa para o medidor de energia precisa estar posicionado em local de livre acesso ao leiturista, de modo que não haja impedimento de leitura (que gera acúmulo de leitura e pode aumentar o valor da conta por conta dos encargos: PIS, COFINS, ICMS, CIP, etc.). A CEMAR somente fará as ligações que estiverem dentro do padrão.

Resultados

A divulgação do novo padrão tem evitado equívocos e aumentado os padrões de segurança com energia elétrica. Thalyta Dias, universitária, está reformando sua casa e precisou reinstalar toda a rede elétrica de sua residência. Conforme ela, o eletricista fez todo o serviço de acordo com o novo padrão.
Para Anacleto Dias, eletricista há 26 anos, é muito importante conhecer o novo padrão: “Fiz diversas ligações baseado no novo padrão, mas confesso que quando não sabia cometi alguns equívocos”, afirma.

Capacitação

A CEMAR está se mobilizando para realizar um Curso de Treinamento de Eletricista na Comunidade na Região Sul a fim de aumentar a divulgação do novo padrão de energia. Já houve um curso em Açailândia e, no próximo mês, será realizado em Imperatriz. Segundo o líder da CEMAR, Aislan Gama, “durante as visitas realizadas ao comércio de materiais elétricos foram solicitadas indicações de eletricistas para participarem da capacitação. A capacitação terá parte teórica e prática sobre o novo padrão”.
Medidas como estas melhoraram significativamente os resultados no processo de ligação nova da CEMAR e agilizam o atendimento para os clientes que solicitam novas ligações. Mais informações sobre o novo padrão de ligação podem ser obtidas meio das agencias da CEMAR ou Central de Atendimento 116. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)