Com investimentos na ordem dos 10 milhões de reais e empregando diretamente 150 pessoas, a Norte Grãos Alimentos começa na próxima semana a sua primeira colheita de milho e soja. A informação foi dada pelos proprietários da empresa, Francisco Santos Soares e Mauroni Cangussú, ao receberem no sábado prefeitos, empresários e técnicos na Fazenda Bola Branca, município de Açailândia.
Nesta primeira colheita, a NGA colherá mais de 30 mil sacas de soja de primeira qualidade e que foi testada por técnicos especializados neste tipo de grãos. Na colheita do milho serão 200 sacos, atendendo às expectativas da empresa nesta primeira safra e que desvia o foco da região sul para o norte do estado, especialmente quanto à produção de soja.
“Não resta dúvida de que esta primeira etapa da plantação e agora da colheita fará com que o Maranhão descubra uma nova fronteira agrícola, repetindo o sucesso da pecuária. Estamos felizes com estes resultados e que nos incentiva a ampliar a área plantada”, destacou Franciscano.
Durante a visita, prefeitos como o de Imperatriz, Sebastião Madeira, demonstraram otimismo com o sucesso do novo empreendimento. “O que estamos vendo aqui é o pioneirismo e a determinação destes dois produtores em iniciar um novo investimento, desta feita na produção de grãos. Assim sendo, descobre-se uma nova fronteira agrícola no estado”, disse Madeira.
Com as dificuldades de acesso para o transporte da produção, os dois diretores da empresa decidiram por conta própria recuperar a estrada vicinal até o galpão de armazenamento dos grãos. “Um empreendimento desta envergadura não pode ficar à mercê da boa vontade dos administradores públicos. A safra não pode ficar parada e a logística tem que ser feita dentro de um prazo curto”, atestou Mauroni.
A produção da NGA deverá seguir para o Porto do Itaqui e de lá para o mercado asiático e europeu.
Publicado em Regional na Edição Nº 14697
Comentários