“Esse será um espaço aonde nós, gestores públicos, que convivemos com os principais problemas do país em nossos municípios, iremos mostrar as boas práticas realizadas, trocar experiências e multiplicar os melhores resultados. As prefeituras precisam aproveitar essa oportunidade de integração que ajudará a gerar mais renda, emprego e dignidade à nossa gente, por meio de um desenvolvimento econômico integral do Estado”.
As palavras do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, prefeito de Itapecuru, resumiu o pensamento e aspirações de inúmeros gestores municipais presentes ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, realizado na noite da última quinta-feira, 27, no Espaço Renascença, sob a coordenação do Instituto Cidade Criativa. A solenidade foi prestigiada, ainda, por secretários e deputados estaduais, vereadores, presidentes e representantes de órgãos e entidades públicas, representantes do setor privado, reitores de Instituições de Ensino Superior, parceiros institucionais, imprensa e demais convidados.
O 1º Salão Estadual Cidade Criativa traz uma proposta diferente, onde as ações e projetos de sucesso dos municípios estarão reunidos num único lugar. “Será uma grande vitrine do que se faz de bom e melhor nos municípios maranhenses, onde tanto os entes públicos como privados e a própria sociedade passarão a ter conhecimento e compartilharão experiências exitosas a favor do desenvolvimento do Estado”, declarou um dos coordenadores do Instituto Cidade Criativa, Juarez Lima, prefeito de Icatu e secretário geral da Famem.
Para o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, não há desenvolvimento no Estado sem que os municípios se desenvolvam na base. “Por isso, o governo do Estado apoia a realização do Cidade Criativa, esperando que o evento socialize os grandes feitos das gestões municipais, estimulando os prefeitos e suas equipes a melhorar cada vez mais suas ações”, apontou.
O reitor da Uema, José Augusto Oliveira, por sua vez, destacou a participação das instituições de educação no evento. “Acredito que a participação das instituições públicas e privadas será benéfica para compreendermos as necessidades municipais e suas potencialidades. As instituições educacionais, onde está concentrado o saber, também podem contribuir nesse processo e, assim, melhorar a qualidade de vida do maranhense”.
O projeto – Idealizado pelo Instituto Cidade Criativa e coordenado pelo prefeito Juarez Lima e pelo professor-doutor Abisai Garreto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o projeto do I Salão Estadual Cidade Criativa estima a participação inicial de 150 expositores, dentre prefeituras, empresas e parceiros institucionais. Nos três dias do evento, a previsão é de que passem pelo espaço armado na Praia Grande (Reviver) mais de 300 mil pessoas.
Além dos estandes, a mostra vai abrigar eventos paralelos, como o 1º Congresso das Cidades Maranhenses, workshops, mesas redondas e painéis. O objetivo é discutir assuntos concernentes ao desenvolvimento municipal, com temáticas focadas em inovação, turismo, educação, produção, cultura e organização comunitária.
A sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, as ações de responsabilidade social também estarão presentes no evento, que acontece em novembro. O projeto tem como inspiração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) “como forma de lutar e conquistar uma sociedade com homens e mulheres socialmente iguais, humanamente distintos e totalmente livres”, reforçou o professor-doutor Abisai Garretbo.
“O que é bom pode ser copiado, sim, desde que se respeite a realidade de cada município. E se o que é bom trouxer benefícios e qualidade de vida para as pessoas, temos o dever de replicar quantas vezes for necessário e em quantos lugares for preciso”, acredita a prefeita de Axixá, Sônia Campos, que também preside a Agência Intermunicipal de Consórcios das Microrregiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba Litoral – AGE Consórcios. Soninha, como é conhecida no meio político, esteve presente ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, e já confirmou a participação de Axixá no evento. (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 14239
Comentários