Avaliadores do Prêmio Prefeito Empreendedor visitam o matadouro municipal Ivo Herbst, verificando in loco o que foi apresentado no projeto inscrito no prêmio
Os avaliadores visitaram, juntamente com o prefeito Jairo Madeira e a secretária Alessandra Silva, alguns açougues de João Lisboa, que são atendidos pela secretaria e melhoraram os lucros após a adequação do matadouro municipal

“Minha fonte de renda aumentou com o fornecimento da carne moída para a merenda escolar local”, afirma Edna Santos Freitas. Ela é uma das empreendedoras do município de João Lisboa, beneficiadas pelo projeto “Mudanças que trouxeram saúde e desenvolvimento para João Lisboa”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que tem buscado melhorar o negócio dos produtores rurais. Graças a essas iniciativas inovadoras que estão dando certo, o município de João Lisboa está concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o projeto inscrito na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.
O prêmio, que está em sua 9ª edição no Maranhão, é uma iniciativa que pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos, que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo e desenvolvimento dos pequenos negócios. O município, que é atendido pela regional do Sebrae em Imperatriz, recebeu no dia 18 de fevereiro a visita dos avaliadores do prêmio Hiram Fonseca, Anna Carollinne Fernandes e do técnico da regional, George Monteiro, para comprovação de perto das informações descritas do projeto, bem como resultados obtidos na execução do mesmo, conforme determina o regulamento.
Na categoria em que o município concorre, são premiados os projetos com foco na melhoria das boas práticas da vigilância sanitária, que apoiam a produção sustentável e comercialização com segurança. Para a gerente em exercício da Regional do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, os gestores participantes do prêmio têm a oportunidade de mostrar para a sociedade o que estão fazendo no município. “É um incentivo para que eles mostrem suas iniciativas em benefício dos pequenos empresários e a população em geral, com práticas decisivas na geração de renda, que melhoram o comércio local, concentrando a renda no próprio município”, enfatiza.
De acordo com o prefeito Jairo Madeira, João Lisboa tem atuado com práticas de incentivo aos negócios rurais desde a produção ao consumo final, visto a propensão dos pequenos produtores na plantação de melancia, abóbora, alface e outros.
Benefícios
Inicialmente, por meio do matadouro municipal Ivo Herbst, que dispõe das condições higiênicas adequadas e em parceria com a Vigilância Sanitária, os donos de açougue recebem, no matadouro, seu gado tratado por técnicos veterinários e nutricionistas, pronto para o consumo e com selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), executado pela Vigilância Sanitária local.
“Com essa adequação, a carne gerou mais qualidade e aumento na demanda, suprindo as necessidades locais. Há três anos, a carne era comprada em cidades vizinhas pelo fato de João Lisboa não dispor das condições ideais. Hoje é revendida para várias cidades da região”, explica a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Alessandra Silva.
Hoje a empreendedora Edna vende para a merenda escolar local, 145 quilos de carne por semana, rendendo um lucro de dois mil reais mensais. “Tenho meu comércio há oito anos, sempre ficava preocupada porque não tínhamos condições de tratar nosso gado pra vender ao consumidor, não lucrava no açougue e agora tenho uma renda garantida todo mês. Estou mais competitiva no mercado, tive condições de colocar minha filha na faculdade e a expectativa é de continuar crescendo com meu empreendimento”, comemora.
Há 12 anos funciona no município a Associação Mãos Unidas, que desenvolve trabalhos sociais com crianças. Os pais delas são agricultores e têm recebido sementes como incentivo na plantação. Ação que também faz parte do projeto “Mudanças que trouxeram saúde e desenvolvimento para João Lisboa”, além do açougue.
“Com o incentivo do Sebrae, temos realizado capacitações, fornecemos assistências técnicas, distribuímos sementes e regularizamos a associação pra gerar mais oportunidades. Os donos de açougue têm condições de revender para o comércio local, isso dá segurança e gratificação, inclusive na merenda escolar. O mais importante é que o dinheiro fica por aqui mesmo e desenvolve o município. Estamos confiantes na participação do prêmio, o destaque será para nossa João Lisboa”, acrescenta o prefeito Jairo Madeira.
Essa é a terceira etapa da premiação. As próximas etapas consistem no julgamento dos projetos selecionados e visitados, e por último a premiação, que será realizada no dia 31 de março, em São Luís.