O município de Carolina foi escolhido entre oito cidades do Maranhão para participar do projeto do governo federal “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, o PEHEG. O projeto promove curso de 160 horas, com o objetivo de formar multiplicadores em estados e municípios utilizando a horta e a gastronomia como práticas pedagógicas, auxiliando a promoção de hábitos alimentares saudáveis, e valorização dos ingredientes e receitas regionais.
Promovido em ambiente virtual de aprendizagem, o curso é oferecido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo. Em Carolina cinco profissionais das áreas de nutrição, técnico agrícola, coordenador pedagógico, conselho de alimentação escolar e coordenador da alimentação escolar participam.
De acordo com a nutricionista Alessandra Oliveira, a ação será realizada com educação em conjunto com a agricultura com duração de seis meses. “Após o término do treinamento, vamos levar todo o conhecimento para as escolas da rede municipal onde iremos desenvolver o projeto nas escolas”, completou.
O ambiente virtual de aprendizagem engloba formação, integração, acompanhamento, monitoramento e orientação dos multiplicadores. O município ou estado que demonstrar a implantação do projeto receberá ainda certificação do programa.