Em maio, promotoria obteve a condenação por improbidade do ex-deputado estadual e ex-prefeito do município, Fufuca Dantas.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, no último dia 13, Ação Civil Pública e Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Alto Alegre do Pindaré (a 339 Km de São Luís), Atenir Ribeiro Marques, por dificultar o acesso popular às prestações de contas da prefeitura referentes ao exercício financeiro de 2010.
O promotor de Justiça da Comarca de Santa Luzia, Joaquim Ribeiro de Souza Junior, destaca que a omissão em enviar cópias das prestações de contas à Câmara Municipal, impossibilitando a consulta popular, fere o artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Alto Alegre do Pindaré é termo judiciário da Comarca de Santa Luzia.
Caso seja condenado, Atenir Ribeiro estará sujeito a penalidades como a perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos por até cinco anos.
Ex-prefeito condenado – Como resultado de ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada por Souza Júnior em julho de 2009, o ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Francisco Dantas Ribeiro Filho, mais conhecido como Fufuca Dantas, foi condenado à suspensão dos direitos políticos por três anos, à proibição de contratar com o Poder Público e ao pagamento de multa no valor de sua última remuneração enquanto prefeito.
A condenação foi determinada por sentença prolatada pela juíza Marcelle Adriane Farias Silva, em 31 de maio deste ano. Além de prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas foi deputado estadual e secretário de Estado de Minas e Energia. (CCOM-MPMA)