Como parte do projeto “Ler, escrever e pensar – Conscientizar para transformar”, elaborado pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Lisboa, o promotor de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), ministrou palestra para mais de 350 alunos do ensino médio, na manhã dessa segunda-feira, 2, na Igreja Assembleia de Deus, no município de João Lisboa.
Tarcísio Bonfim discorreu sobre o tema “Controle social da gestão pública: formas de prevenção e combate à corrupção”. Na ocasião, o palestrante foi acompanhado pela promotora de justiça Maria José Lopes Corrêa, titular da Comarca de João Lisboa e idealizadora do projeto.
Os representantes do Ministério Público abordaram assuntos como exercício da cidadania, pequenos atos de corrupção, combate ao “jeitinho brasileiro”, não aceitação de compra de votos, necessidade de controle da gestão pública por parte da sociedade e avanços e conquistas do Ministério Público no combate à corrupção em todo o país. Desde o lançamento do projeto, em 23 de fevereiro deste ano, já foram realizadas mais de 40 palestras e debates.
Além dos estudantes, participaram do evento professores, coordenadores, supervisores, gestores escolares e moradores do município.
O projeto “Ler, escrever e pensar – Conscientizar para transformar” tem como público-alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental (municipal) e de todo o ensino médio (estadual), que serão multiplicadores do conhecimento. Estão sendo apresentadas, em média, quatro palestras por semana, nos três turnos. Até o momento, 20 escolas das zonas rural e urbana de João Lisboa já foram visitadas, contemplando mais de 2 mil alunos.
Publicado em Regional na Edição Nº 15600
Comentários