As Promotoras de Justiça substitutas Cristiane dos Santos Donatini e Karini Kirimis Viegas foram empossadas nesta quinta-feira, 14, durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Com este ato, sobe para 51 o número de promotores de justiça empossados que foram aprovados no concurso do ano de 2009, promovido pela instituição. No concurso 78 candidatos conquistaram aprovação.
A Procuradora-Geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Cordeiro Travassos, ao dá posse às novas promotoras falou do papel constitucional da instituição e fez um breve relato de como a atuação dos promotores nas comarcas já foi muito mais difícil em comparação aos dias atuais. Para ela, enquanto gestora do Ministério Público, é uma satisfação muito grande dá posse às novas promotoras.
“Neste momento, nós estamos não só oxigenando a instituição, mas sobretudo municiando o cidadão de um instrumento que é o promotor de Justiça da comarca. Estamos diminuindo os espaços vazios que precisam ser preenchidos em nosso Estado. A comunidade reclama por mais promotores de Justiça. Para mim é uma grande alegria está proporcionando ao Ministério Público e à sociedade, mais promotores de Justiça atuando em todo estado na busca desse Ministério Público resolutivo e mais próximo do cidadão”, ressaltou a Procuradora-Geral.
Durante a posse, a Corregedora do Ministério Público Selene Coelho de Lacerda também falou às novas promotoras, enfatizando o papel da Corregedoria, cuja função principal, segundo ela, é a de orientar e não apenas fiscalizar ou punir. Na ocasião, ela destacou que a conduta do membro deve ser exemplar e que promotor de Justiça é 24 horas promotor de Justiça e tem a obrigatoriedade de residir na Comarca.
A nova Promotora Cristiane do Santos Donatine disse que a posse representava a concretização de um sonho, de uma vitória muito importante na sua vida profissional. “Agora dou início a mais um desafio, que é o de exercer da melhor forma as atribuições do Ministério Público”.
Já a Promotora Karini Kirimis Viega, frisou em seu discurso que: “é com muita emoção que inicio esta nova jornada, sei dos desafios e das responsabilidades e sei também que posso contar com a ajuda dos colegas e da Procuradoria-Geral de Justiça”. (CCOM-MPMA)