O Ministério Público do Maranhão criou um Núcleo de Triagem para atendimento ao público na Comarca de Imperatriz. Tendo iniciado os trabalhos no dia 16, a iniciativa tem o propósito de dar atendimento individualizado ao cidadão, com privacidade, urbanidade e eficiência.
O núcleo, que funciona no anexo II da sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz, conta com cinco ambientes integrados e com servidores do MPMA para realizar o atendimento.
De acordo com o diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, promotor Alessandro Brandão, o Ministério Público tem no atendimento ao público um instrumento de trabalho pelo qual recebe as demandas da sociedade e se aproxima dela. Por isso, ele ressalta que é importante aperfeiçoar o atendimento, oferecendo um tratamento digno, que valorize as pessoas e contribua para o fortalecimento da instituição e da prestação de um serviço de qualidade.
O núcleo de triagem conta com uma recepção; duas salas, onde as pessoas podem ser ouvidas individualmente por servidores graduados em Direito; núcleo social, para onde serão encaminhadas imediatamente as pessoas submetidas a graves violações de direitos que a coloquem em situação de risco; sala de espera com ar-condicionado, TV que exibe vídeos educativos.
Alessandro Brandão destaca que o Ministério Público do Maranhão tem atribuições sobre as mais diversas matérias, como violência sexual, abuso de autoridade, deficiências de políticas públicas, crimes violentos etc, mazelas sociais que batem à porta da instituição diariamente. “O acolhimento adequado destas demandas é imprescindível. Não é correto que no mesmo ambiente da recepção, onde transitam várias pessoas, também seja o local onde o cidadão ou a cidadã relate o fato que quer resolver, como uma violência sexual, por exemplo. A triagem proporciona um atendimento inicial individualizado e reservado.”
A dona de casa Antonia Clenilda, que foi atendida após a implantação do Núcleo de Triagem, aprovou a nova metodologia de trabalho. “Achei ótimo. Só o fato de chegar e já ter sido atendida logo, é algo que a gente não espera nas repartições públicas. Isso é realmente muito bom. Além do mais, gostei muito da privacidade, do conforto, do atendimento. Quem dera que em todo lugar fosse assim.” (Iane Carolina / CCOM-MPMA)
Publicado em Regional na Edição Nº 15261
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