Governador Edison Lobão - A comunidade do povoado Bananal, localizado à margem da BR-010, no município de Governador Edison Lobão (15 km de Imperatriz), volta a reclamar da inércia da Prefeitura Municipal. É que a maioria das ruas está praticamente no escuro devido à falta de manutenção e reposição das lâmpadas queimadas.
O aposentado José Ferreira observa que o problema expõe à comunidade a insegurança pública devido a grande quantidade de terrenos baldios, principalmente no cruzamento das ruas São João com a Ouro Verde, no povoado Bananal.
"Nós pagamos todos os meses essa taxa de iluminação pública, mas não sabemos o que estão fazendo com esse recurso que deve ser utilizado na manutenção desse serviço", diz ele, que também aponta o problema na rua Guaxupé, bem como em diversas outras ruas do Bananal.
A moradora Teresa da Silva classifica como um descaso do município a escuridão que toma de conta de quase todas as ruas do povoado Bananal. "É um direito nosso ter esse benefício, pois pagamos todos os meses essa contribuição, porém o município não faz sua parte", reclama.
Furtos - O problema da escuridão coloca em alerta a situação da segurança pública no povoado Bananal, pois aumentou nestas últimas semanas ocorrências de roubos em residências. A população reivindica providências imediatas ao poder público. "Vamos aguardar que algo seja feito, senão iremos organizar um ato público contra esse descaso da prefeitura", assevera o motorista José Viana de Abreu.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) esclareceu à reportagem que "o serviço de manutenção e reposição de iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras, que recebe mensalmente os recursos arrecadados por meio da taxa cobrada nas contas dos consumidores". (Gil Carvalho)