Vários temas foram debatidos durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde em Montes Altos

Gil Carvalho

Montes Altos – A comunidade montealtense participou nessa sexta-feira (24), no Clube Maec, no Centro, da 10ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro!”.
Durante a abertura, a secretária municipal de Saúde, Kelli Cristina, saudou o prefeito Valdivino Rocha, secretários municipais, vereadores, servidores e a comunidade, que apresentou propostas durante a 10ª Conferência de Saúde de Montes Altos.
“Esse momento serviu para analisarmos nossas ações e traçarmos diretrizes para os próximos meses, fato que tivemos a participação da sociedade organizada”, disse ela, que considerou positiva a conferência, que promoveu palestras, debates e oficinas.
A gestora regional de saúde do Governo do Maranhão, Iracilda Viana, observou que as conferências de saúde acontecem nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. “Em relação às outras conferências, a municipal é uma das mais importantes, pois é aqui que as coisas acontecem, aonde a população vem em busca de suas necessidades”, diz ela.
Ela parabenizou a organização da conferência pela divulgação do evento, fato que buscou sensibilizar a população a participar dos debates sobre a saúde pública de Montes Altos.
O prefeito Valdivino Rocha, que também é médico, reconheceu durante a conferência que a saúde pública ainda se encontra em um patamar muito longe diante da expectativa da comunidade. “É nessas conferências que discutimos temas, soluções e sugestões para que se possa atingir o melhor possível”, diz ele.
Ele explicou que o grande foco do município é a Atenção Básica, porém luta para viabilizar junto ao secretário de Estado de Saúde (SES), Marcos Pacheco, a implantação do atendimento da média complexidade no hospital Casa Alívio do Sofrimento, que dispõe de 100 leitos.
A meta, diz o prefeito Valdivino Rocha, é transformá-lo em um hospital de referência para atendimento regional de média complexidade, desafogando a grande demanda verificada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI). “Essa é uma luta que se arrasta há duas décadas, mas temos plena confiança que o secretário Marcos Pacheco consolidará esse projeto em Montes Altos”, reiterou.
Presenças – Prestigiaram a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Montes Altos: o prefeito Valdivino Rocha; a vice-prefeita Kelly Rocha; os secretários Kelli Cristina (Saúde) e João Neto (Agricultura); Iracilda Viana, gestora regional de Saúde; o palestrante José Orlando, da regional de saúde de Imperatriz; a chefe de gabinete Amparo Carvalho; a palestrante Tânia Almeida e os vereadores Raimundo Morais, Nil Gomes, Mauro Ferraz, Zenira Miranda e Paulo Oliveira.