Montes Altos – A comunidade montealtense sofre desde sexta-feira (5) uma grave crise no sistema de abastecimento de água, deixando centenas de moradores revoltados com o problema, sem que providências sejam adotadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), escritório regional de Imperatriz.
Por meio das redes sociais, a comunidade clama providências à diretoria da Caema. “Cadê a nossa água?”, questiona a estudante Raycleres Costa ao observar que o problema tem causado diversos transtornos à comunidade, principalmente para quem não dispõe de reservatórios ou poço artesiano.
Aldefran Barbosa Azevedo, vereador-presidente da Câmara de Montes Altos, garante que encaminhará expediente ainda nesta semana à diretoria da Caema, em Imperatriz e São Luís. “Esse problema se arrasta há quase uma semana aqui em Montes Altos, mas nenhuma alternativa para solucionar essa crise é apresentada à comunidade”, dispara.
Segundo ele, os moradores encaminham diariamente reclamações e pedem explicações sobre os motivos que causaram esse problema no sistema de distribuição de água aos bairros da cidade de Montes Altos. “Esse poço que abastece a cidade foi perfurado no começo da gestão passada, mas um segundo poço acaba de ser escavado tornando a cidade autossuficiente”, lembra o vereador Mauro Ferraz.
A moradora Marina Brito Neta, que também reclama do problema, diz que a alternativa encontrada é comprar galão de água mineral para garantir o básico: cozinhar e beber. “Algo precisa ser feito com urgência, pois do jeito que está é muito difícil”, conclui. (Gil Carvalho, colaborador)