Vereadores debatem problema da segurança pública em Montes Altos

Montes Altos – É preocupante o aumento de ocorrências de violência em Montes Altos, a 60 km de Imperatriz, na região Tocantina. A comunidade da pacata cidade busca uma resposta junto às autoridades do setor da segurança pública do Maranhão. A maior reclamação é a falta de elucidação dos crimes pela Polícia Civil. Além disso, faltam condições de trabalho e defendem aumento da tropa de policiais militares no destacamento de Montes Altos.
O problema foi discutido ontem (9) na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Montes Altos. O vice-presidente, Magno Cesário, reivindicou providências às autoridades da segurança pública maranhense e o esclarecimento dos crimes ocorridos nesses últimos meses em Montes Altos. “A violência aumentou muito, pois temos visto muitos jovens nas esquinas das ruas simplesmente comprando drogas (crack)”, denunciou.
Ele observa que a cidade de Montes Altos é muito pequena, fato que não pode ser comparado a uma favela do estado do Rio de Janeiro. O parlamentar defendeu uma “força-tarefa” dos governos municipal, estadual e federal no enfrentamento das drogas e da violência no município. “Crack é um problema de saúde pública, precisa ser tratado com indivíduo, pois se trata de uma doença adquirida”, frisa.
Já o vereador Raimundo Morais, o Raimundo da Firmeza, solicitou à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; ao delegado regional da 10ª DRI, Assis Ramos; e ao comandante do 12º BPM, Coronel Brito, sediado em Estreito, para discutir o problema da segurança pública em audiência a ser realizada no plenário Laura Rocha Ferraz, da Câmara Municipal de Montes Altos.
“É de fundamental importância discutirmos esse problema que afligem todos nós, pois entendemos que é preciso um planejamento para execução das ações preventivas no combate à violência em nossa cidade”, disse ele, que sugeriu a realização de um trabalho de inteligência e de repressão para desarticular o submundo das drogas em Montes Altos.
O presidente da Câmara de Montes Altos, Aldefran Barbosa, lembrou que encaminhou, em conjunto com o vereador Aristides Aguiar, ofício ao comandante do 12º BPM, Coronel Brito, solicitando reforço de policiais militares em Montes Altos. Porém, lamentou que o pleito não foi atendido devido ao reduzido quadro de policiais militares lotados no 12º BPM.
“A nossa cidade é conhecida pelo povo acolhedor, mas estamos assistindo de forma assustada a esse elevado número de homicídios que não condiz com a realidade de Montes Altos, fato que precisa ser urgentemente discutido”, finalizou. (Assessoria)