SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) confirmou a participação de aproximadamente 200 instrutores, técnicos e pedagogos da instituição na 4ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. A formação ocorre nos dias 31 de julho e 1º de agosto e contará com palestras de importantes nomes da educação nacional e internacional, como a professora e assessora em arquitetura da aprendizagem Júlia Pinheiro de Andrade, o professor doutor José Manuel Moran, e o especialista em marketing de experiência, Manoel Carlos Junior, além da palestra principal com Humberto Maturana e Ximena Davila, co-fundadores da Escola Matriztíca de Santiago, no Chile.
Durante os dois dias de programação, a jornada promoverá o debate sobre temas relevantes da educação profissional no Brasil e no mundo. A ideia é instituir um espaço para discussão e realização de ações colaborativas voltadas à construção de soluções aos novos desafios impostos à educação profissional.
A principal abordagem da Jornada este ano é a Metodologia SENAI de Educação Profissional, que completa 20 anos e foi totalmente atualizada, com nova identidade visual e novas estratégias de elaboração de currículos para atendimentos customizados às indústrias, reestruturação essa que será lançada durante a ação (ver programação). “A Jornada Pedagógica é uma ação de planejamento dos centros de educação profissional, para fortalecer a atuação em rede e alinhar temas”, ressaltou o diretor regional do SENAI, Marco Moura.
Além das palestras com especialistas, também serão desenvolvidas oficinas como a de Sala de Aula Invertida; Situação de Aprendizagem: metodologias ativas; Avaliação da Aprendizagem: estratégias e instrumentos; e Como ampliar a oferta de cursos a partir de Itinerários Formativos.
A Jornada Pedagógica será realizada em Brasília e terá transmissão via internet para centenas de unidades do SENAI, em todos os estados. No Maranhão, os instrutores da capital e da unidade de Rosário se reunirão, em São Luís, no Auditório Cássio Reis, na sede da FIEMA, retorno da Cohama, para assistir à formação. Já os do interior participarão em suas respectivas unidades: Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias e Imperatriz.
Programação:
31/07 – Manhã
9h Credenciamento e Acolhida; 9h30 Abertura; 9h45 O Universo docente – Grupo Sete Belos; 10h45 Coffee Break; 11h Pitch da EPT; 11h05 Palestra – Diálogo e Escuta: estratégias que promovem a intenção e a motivação em sala de aula – Profª Júlia Pinheiro Andrade; 12h Palestra – Práticas de mentoria no contexto da docência – Prof° Dr. José Moran; 13h Mesa de Bate-Papo; 13h30 Almoço.
Tarde
14h30 Apresentação do Circuito SENAI, Indústria e Sociedade – SIS; 14h45 Making off do Circuito SIS; 14h50 Apresentação da equipe vencedora do Circuito SIS; 15h10 Exposição – Experiencialização como prática pedagógica: uma nova percepção da educação – Manoel Carlos Júnior; 16h10 Coffee Break; 16h25 Diálogo com o palestrante; 16h45 Movimentos do SENAI e a Indústria 4.0; 17h15; Um novo espaço de diálogo: eBOOK “Diálogos e Práticas da Educação Profissional”; 17h35 Orientações para o segundo dia da Jornada.
01/08 – Manhã
9h Contexto Estratégico da atualização da Metodologia SENAI de Educação Profissional; 9h10 Palestra Principal – Humberto Maturana e Ximena Dávila; 10h40 MSEP: Há 20 anos apontando caminhos para uma Educação Profissional Inovadora; 11h Coffee Break; 11h15 Painel Temático: Perfil Profissional, Desenho Curricular e a Prática Pedagógica do SENAI; 11h45 Perguntas aos integrantes do Painel; 12h Novos Documentos de comunicação e divulgação da MSEP; 12h30 Almoço.
Tarde
13h30 Oficinas; 16h30 Síntese dos trabalhos; 17h15 Apresentação Cultural; 17h30 Encerramento da Jornada; 17h40 Confraternização da Jornada.
Comentários