Porta do fórum de Penalva é alvejada por tiro: incidente é descoberto em poucas horas

Penalva - A porta de vidro do fórum da comarca de Penalva (Baixada, a 258 km de São Luís) foi destruída por um tiro, por volta da meia-noite, segundo relato da juíza Denise Pedrosa Torres ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, na manhã dessa quinta-feira, 11. O tiro não provocou vítimas ou outro prejuízo material, contudo deixou a magistrada assustada.
Logo após o telefonema da juíza, o corregedor entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a quem pediu apoio para elucidar o incidente e designou assessores militares da Corregedoria para ir à comarca acompanhar o caso.
A medida não foi necessária. Militares sediados em Viana informaram aos assessores da Corregedoria que o projétil foi disparado por um parente menor de indivíduo que foi barrado de entrar em clube de reggae próximo ao fórum. Esse menor teria atingido um segurança do clube e também disparado dois tiros contra populares que tentavam contê-lo. Foi um desses tiros que atingiu a porta do prédio.
Denise Pedrosa, a princípio, não relacionou o ocorrido à festa de aniversário da cidade, no dia anterior, ou à série de júris que promoveu na comarca na segunda e terça-feira, quando foram julgados dois réus acusados de assassinato – um deles condenado a sete anos de reclusão.
Mas a juíza lembra de episódio ocorrido em Penalva, em 2008, quando o juiz e o promotor tiveram de ser retirados de helicóptero da cidade em razão da intensa disputa eleitoral.
Um sargento da PM, reformado, faz segurança diurna no fórum de Penalva. À noite, a vigilância do prédio é feita por um servidor desarmado da prefeitura. Em contato com o corregedor, a juíza requereu um segurança armado para o fórum, também no período noturno. (Assessoria de Comunicação da CGJ)