São Luís - Foi realizado, na manhã dessa quarta-feira (6), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais um encontro das comissões que integram o Fórum Estadual de Educação (FEE). O objetivo foi discutir a construção do calendário das Conferências de Educação no Maranhão a partir das diretrizes estabelecidas pela Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014.
Na oportunidade, os integrantes das Comissões de Monitoramento e Sistematização e de Mobilização e Divulgação debateram metodologias e estratégias para a organização das conferências estaduais em consonância com o Plano Estadual de Educação. Com a realização do encontro, as comissões iniciaram as discussões para a realização das Conferências Livres, eventos preparatórios para os encontros programados para 2013, quando serão reunidos os representantes das instâncias municipais, estaduais e regionais.
De acordo com a superintendente de Educação Básica, Leuzinete Pereira, o encontro faz parte das atribuições do Fórum de discutir os desafios da educação, bem como de planejar e coordenar a realização de debates e conferências estaduais. “É necessário reafirmar os princípios importantes de uma educação pública de qualidade, que passarão por uma caminhada muito rica de ações e participação da sociedade que terá no fórum um elemento central. A reunião foi positiva e os trabalhos fluíram com debates qualificados”, reforçou.
Leuzinete Pereira lembrou, ainda, que o Fórum Estadual de Educação do Maranhão “tem papel consultivo e deliberativo na definição das políticas públicas voltadas para a educação”. Ainda conforme ela, “é um espaço democrático onde nos reunimos em defesa do PNE e acompanhamos a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional e estadual de educação”, reforçou.
Sobre o Fórum
O FEE integra o Fórum Nacional de Educação (FNE), que tem como responsabilidade a interlocução entre a sociedade civil e o Estado Brasileiro. Instituído por meio da Portaria 894, de 17/10/2011, o Fórum Estadual de Educação do Maranhão tem como atribuições coordenar a Conferência Estadual de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações e promover as articulações necessárias entre os correspondentes Fóruns de Educação Municipal; participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação; acompanhar a elaboração, revisão e aprovação do Plano Estadual de Educação; e acompanhar e avaliar os impactos da implementação dos Planos Nacional e Estadual de Educação.
Diversos órgãos integram o Fórum. Entre elas estão as Secretarias-Adjuntas de Gestão Institucional (Sagi), de Ensino (SAE), de Coordenação das Unidades Regionais de Educação (Sare), e de Suporte ao Sistema Educacional (Sasse); as Superintendências de Educação Básica (Sueb), de Modalidades e Diversidades Educacionais (Supemde), e de Gestão Educacional (Supse). Constam ainda as Universidades estadual do Maranhão (Uema), Federal do Maranhão (Ufma), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Federação das Indústrias do estado do Maranhão (Fiema), entre outras entidades ligadas à área educacional.
Comentários