Gil Carvalho
Davinópolis – O secretário de Meio Ambiente e Turismo (Semmat), Antônio Ronandre, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Jacielde Carvalho, do chefe do setor de Tributos, Robenildo Santos Silva, e produtores rurais realizou vistoria no leito do riacho Cacau em Davinópolis.
Ele enfatizou a importância do riacho, bastante utilizado pelos produtores rurais, pecuaristas e piscicultores do interior do município de Davinópolis. “Nós percebemos que em alguns pontos o Cacau tem sofrido bastante com o assoreamento e o acúmulo de resíduos sólidos, principalmente sacos plásticos e garrafas pet”, frisa.
Ronandre também observou o despejo de esgoto in natura, sem nenhum tipo de tratamento no leito do riacho Cacau, fato que causa preocupação ao município que estuda a elaboração de um projeto que deve ser encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília.
O secretário afirma que em alguns pontos o assoreamento tem provocado o fechamento do leito do riacho Cacau, com o acúmulo de galhos e folhas secas transformando em um grande deserto. “A meta é estabelecer parcerias com os governos da União e do Estado, que também tem responsabilidade neste aspecto ambiental para revitalizar o riacho Cacau”, propõe.
Ele defende, em regime de parceria com produtores rurais, a abertura do leito do riacho, o plantio de árvores nativas nas margens do Cacau como alternativa de evitar o assoreamento em Davinópolis.
Comentários