O Conselho Regional de Medicina do Maranhão, através da delegacia de Imperatriz, estará realizando nesta quarta-feira, 3, mobilização contra os médicos estrangeiros e pela carreira de médico no SUS. A convocação está sendo feita pelo Conselheiro do CRM-MA, Naylton Lyra, que em sua página da rede social Facebook pediu a presença de todos os seus colegas ao ato que acontecerá a partir das 8 horas de hoje.
De acordo a nota, a convocação atende determinação do Conselho Federal de Medicina e espera que todos os médicos estejam pela manhã em frente à sede do CRM, que fica na Associação Médica de Imperatriz, à rua Coriolano Milhomem.
“Estamos convidando todos os colegas para estarem presentes na manhã desta quinta-feira, quando estaremos manifestando o pensamento do CFM e CRM quanto ao dois assuntos importantes neste momento em que a sociedade se manifesta e o governo responde, quase que colocando nos médicos a situação na saúde”.
De acordo com a reivindicações da classe médica representa pelos seus conselhos regionais, chamado de Por uma Saúde de Qualidade para Todos, que seja criado a carreira de médico de estado no SUS(Sistema único de Saúde) e contra os médicos estrangeiros sem revalida. “São três itens, os médicos de carreira de estado no SUS, contra os médicos estrangeiros sem revalida e o que chamamos de Movimento em favor do Revalida. Esperamos a presença de todos os médicos”, afirmou. Hoje pela manhã estarão suspensos o atendimento eletivo em consultórios, clínicas e nos postos de saúde. Urgência e emergência mantidos. A concentração é na Associação médica.