Os treinos de preparação para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Worldskills Competition 2021, continuam acontecendo, e ganharam novas estratégias, com a pandemia, para assegurar lugar nos pódios. O objetivo é garantir que os competidores passem pelas seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento e representem o Brasil na etapa internacional, prevista para acontecer em setembro de 2021, na China, onde qualificados de todo mundo trocam experiências em habilidades profissionais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, tem competidores representantes das cidades de Imperatriz, São Luís e Bacabal se preparando para disputar o torneio em cinco ocupações: carpintaria de telhados, construção em alvenaria, marcenaria de estruturas, aplicação de revestimentos cerâmicos e movelaria.
Com a pandemia da Covid-19, os competidores continuaram os treinamentos em casa, com o suporte virtual dos seus treinadores, por meio de testes teóricos e técnicos, além de cursos a distância, como o de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). Os concorrentes também receberam, via Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), atendimento psicológico no período de distanciamento social, tendo em vista o equilíbrio entre a performance física, técnica e mental.
Os treinos voltaram a ser presenciais em julho, seguindo os protocolos de segurança à luz das regras estabelecidas pelas instituições sanitárias e políticas de distanciamento, inclusive com escala e quantidade de pessoas em laboratório.
COMPETIÇÃO - Imperatriz foi uma das cidades escolhidas para sediar a etapa da seletiva nacional em Marcenaria de Estruturas. As demais ocupações serão disputadas em outras diversas localidades no Brasil. No período de 26 a 31 de outubro, a cidade maranhense receberá competidores de vários estados, que entrarão na disputa com competidor do Maranhão, em busca do pódio e da tão sonhada vaga na seletiva internacional.
CONHEÇA OS COMPETIDORES MARANHENSES EM TREINAMENTO PARA A SELETIVA
Em Imperatriz, o SENAI está treinando o competidor Gêneses Nascimento Martins, na ocupação de Carpintaria de Telhados. Ele vai representar o Maranhão na seletiva nacional, de 5 a 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). Vale ressaltar que o Maranhão já foi medalhista de bronze nesta ocupação.
Também está em treinamento em Imperatriz, o competidor de Movelaria, Lucas de Sousa Alves, que participará da seletiva nacional no período de 16 a 21 de novembro, na cidade do Rio Branco (AC). Nesta ocupação, o Maranhão também já foi medalhista de bronze.
Na ocupação Marcenaria de Estruturas, modalidade cuja seletiva nacional da Olimpíada do Conhecimento será sediada em Imperatriz, de 26 a 31 de outubro, está treinando o competidor Eduardo da Silva Alves.
Em São Luís, o competidor Wellington Ricardo Silva, da ocupação de Construção em Alvenaria, se prepara para representar o Maranhão na seletiva nacional marcada para o período de 19 a 24 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Na cidade de Bacabal, está em preparação o competidor Gabriel Nascimento dos Santos, que disputará a ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, na seletiva nacional de 9 a 14 de novembro, também em Belo Horizonte (MG).
(Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA)
Publicado em Regional na Edição Nº 16689
Maranhenses se preparam para as seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento do SENAI
Cinco competidores estão em treinamento nas cidades de Imperatriz, São Luís e Bacabal. Eles buscam representar o país em 2021, na China
Comentários