Solenidade de encerramento da 2ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente

Vinte e sete delegados maranhenses foram selecionados para participar da 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, de 23 a 28 de novembro. A escolha aconteceu durante o encerramento da 2ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, na última sexta-feira (1º), no Hotel Veleiros, em São Luís.
Durante o encerramento do evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), também, foram escolhidos quatro projetos para representar o Maranhão na etapa final da Conferência Nacional.
Os projetos das unidades regionais da Seduc, com quatro subtemas, foram “Preserve o ar, respire saúde” (Pedreiras), “Escola consciente cuida do meio ambiente (São Luís), “Água da chuva - um presente da natureza” (Miranda) e “O fogo desaparece e a vida floresce (Grajaú/Barra do Corda).
Para a secretária-adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade, a conferência foi construída a partir de expressivas parcerias envolvendo diversas instituições que participaram das conferências municipais, com a participação de estudantes de escolas das redes estadual, privada e municipais. A fase municipal contou com a presença de 430 estudantes e igual número de professores, seguida da fase regional, com mais de 150 participantes.
Conceição Andrade destacou a participação e a consciência critica da juventude na luta pela preservação do meio ambiente, como parte dos preparativos para escolha de futuros líderes nas escolas e nas comunidades.

Anúncio
Outra notícia importante transmitida aos presentes durante o encerramento foi que o Ministério da Educação vai oficializar o Programa Nacional de Juventude e Meio ambiente, um compromisso assumido pelo Governo Federal com a comunidade escolar brasileira.
O anúncio da oficialização do programa foi feito pelo representante do MEC no Maranhão, José Vicente Freitas, depois de explicar que a proposta foi apresentada em 2003 pelos representantes do coletivo jovem.
A proposta é fruto de uma reivindicação histórica da sociedade civil e de diversas resoluções de várias conferências e encontros nacionais, com o objetivo de reafirmar o compromisso do governo com essa pauta, consolidando o conceito de democracia participativa como método de governo e possibilitar que qualquer cidadão dê sua opinião sobre a proposta.