Uma linda festa marcou a abertura oficial das Olimpíadas Escolares 2011, categoria infantil (de 12 a 14 anos), na noite dessa sexta-feira (9), na cidade de João Pessoa (PB). As 26 delegações que disputam a edição deste ano participaram da cerimônia, que contou com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva.
A delegação maranhense, que é patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), foi representada por atletas da modalidade natação. A cerimônia foi dinâmica e agradou os atletas que puderam interagir com artistas locais.
“Agradeço a João Pessoa por ter acolhido as Olimpíadas Escolares. Tenho certeza de que estes jovens serão o futuro do esporte brasileiro”, disse o ministro Orlando Silva em breve discurso.
No momento mais aguardado do evento, o acendimento da pira olímpica, atletas consagrados do esporte brasileiro conduziram a tocha. O medalhista de prata nas Olimpíadas de Sidney, Vicente Lenilson, iniciou o revezamento da tocha. Em seguida, foi a vez da bicampeã pan-americana de ginástica rítmica, Dayane Camilo, do jogador de badminton Guilherme Kumasaka e da judoca Sarah Menezes continuarem o revezamento. Coube ao campeão olímpico de vôlei de praia em Atenas 2004, Ricardo Santos, acender a pira olímpica para delírio do público, que aplaudiu de pé o ponto alto da cerimônia.
As Olimpíadas Escolares, categoria infantil (de 12 a 14 anos), serão realizadas até o dia 18 de setembro, em João Pessoa. As disputas das modalidades esportivas, iniciadas neste sábado (10), prosseguem até o dia 12. A partir do dia 13 terão início as disputas das modalidades coletivas.
Olimpíadas Escolares
A competição, organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, tem correalização do Ministério do Esporte, com direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura de João Pessoa e do governo da Paraíba.
Nesta edição, mais de 3.900 participam das disputas, entre eles cerca de 3.300 jovens atletas de 12 a 14 anos. Doze modalidades farão parte do programa esportivo da mais importante competição estudantil do país. Além da novidade do badminton, haverá competições de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. (Paulo de Tarso Jr.)
Comentários