O técnico da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Júnior Negão, divulgou, na manhã dessa sexta-feira (8), a lista com os doze convocados que irão defender o Brasil nas Eliminatórias Conmebol a partir deste domingo (10) na Vila de Merlo (província de San Luis), na Argentina. Entre os convocados por Júnior Negão está o maranhense Datinha, atleta da Seleção do Maranhão e do Sampaio Corrêa.
Natural da cidade de Tutoia, Datinha vem sempre figurando na Seleção Brasileira desde o ano passado. Eleito melhor atleta maranhense em 2012 no Troféu Mirante Esporte, principal premiação do esporte no Estado, Datinha é um dos jogadores-chave do novo técnico da Seleção Brasileira. Tanto que, em todas as convocações de Júnior Negão, o atacante foi presença certa.
Em 2013, Datinha ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o título da Copa América. Além do maranhense, que atuará pela primeira vez em Eliminatórias, Júnior Negão convocou os experientes Buru, Daniel, Sidney, Jorginho, Benjamin, além de Leandro Fanta, Cesinha, Datinha, Anderson Wesley, Fernando DDI e Bruno Xavier.
“Temos que jogar com alegria, essa é a cara da seleção. Estamos jogando e vai ser assim. Tivemos boas atuações em Santos, a Seleção Brasileira venceu adversários de qualidade e conquistou dois títulos importantes, ainda mais nesse início de trabalho. Temos recebido muito carinho do público, isso aconteceu diariamente aqui em Copacabana, e essa resposta é bastante positiva. Fizemos a melhor preparação que poderíamos. Estamos prontos para as Eliminatórias e sabemos das dificuldades que vamos enfrentar na Argentina, vai ser uma competição de alto nível, onde o Brasil entra sempre forte, como favorito, e precisamos saber lidar com essa responsabilidade. Temos dois objetivos em Merlo: garantir uma vaga na Copa do Mundo e conquistar o título”, disse Negão.
Além do Brasil, Argentina (sede), Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela estarão na disputa das Eliminatórias Conmebol 2013. A Seleção Brasileira é cabeça-de-chave do Grupo B, onde estão ainda Equador, Uruguai e Venezuela. O torneio dará três vagas para a Copa do Mundo Fifa Taiti 2013.

Eliminatórias Conmebol

Em cinco edições das Eliminatórias, o Brasil reina absoluto: são 27 partidas, 27 vitórias e o pentacampeonato invicto da competição. Até hoje, são 241 gols marcados e apenas 50 sofridos, sendo que a maior goleada foi em 2005, quando as Eliminatórias eram continentais, nos 23 a 3 sobre o México. Do grupo atual, apenas Buru e Benjamin disputaram os 27 jogos em Eliminatórias Conmebol.
A Seleção Brasileira possui ainda um retrospecto impressionante diante dos rivais da primeira fase do torneio: venceu o Equador no único confronto entre os países, tem 45 vitórias em 47 jogos contra o Uruguai e mantém invencibilidade em oito partidas diante da Venezuela. No Grupo A estão a anfitriã Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.