Técnicos da Vigilância Ambiental do Rio Grande do Sul participam em São Luís de um encontro com profissionais de saúde do Maranhão com o objetivo de trocar experiências na área de vigilância em saúde ambiental. A programação aconteceu nessa quinta-feira (1º), no auditório Wellington Mendes, prédio da Vigilância em Saúde, Apeadouro, com apresentações e debates.
O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria-Adjunta de Vigilância em Saúde, reúne profissionais de 50 municípios maranhenses no Curso de Noções Básicas das Ações de Vigilância e Saúde Ambiental e trouxe atividades em diversos temas da área.
Trata-se de uma experiência pioneira, entre as Secretarias de Estado de Saúde do Maranhão e do Rio Grande do Sul, que visa capacitar técnicos para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde ambiental no Maranhão tendo como referencias teóricos as leis, protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde.
Participam do encontro os técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o engenheiro agrônomo Salzano Barreto, chefe da Divisão de Saúde Ambiental; a bióloga Vanda Garibotti; e a enfermeira Miriam Corrêa.
De acordo com Salzano Barreto, a troca de experiências entre os dois estados tem como perspectiva a melhoria dos serviços de promoção e proteção de vigilância em saúde visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A missão do SUS é justamente a de conhecer a realidade de diferentes regiões e oferecer serviços com a mesma qualidade em todo o país”, frisou.
Para o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, o curso é importante porque vem fortalecer as ações de Vigilância em Saúde Ambiental nos municípios, principalmente nos cuidados com os contaminantes e poluentes (químicos, mecânicos, radioativos, residuais, etc) que atingem a água, o solo e o ar. “Torna-se importante para a nossa geração e as gerações futuras a qualidade da água, do solo e do ar”, observou o secretário.
A chefe do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da SES/MA, Maria do Carmo Diniz, coordenadora do Curso, acrescentou que essa reunião de gestores de diferentes regiões do país visa melhorar o ar que se respira, a água que bebemos e o solo que se habita em todo o país.
No encerramento do curso os participantes elaboraram proposições para a implementação do “Vigiar” e “Vigisolo” no Maranhão e no Rio Grande do Sul. (Deusimar Teixeira)
Publicado em Regional na Edição Nº 14193
Comentários