Secretário Simplício Araújo na 17ª Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico

O secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, foi eleito vice-presidente regional do Nordeste do Consedic. A eleição foi realizada durante a 17ª Reunião do Consedic, na quarta-feira (8), na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), em Brasília.
O secretário Simplício Araújo propôs que o Consedic assumisse o protagonismo nas demandas e gargalos de desenvolvimento apresentando propostas que pudessem ser inseridas no PAC 3. Ele sugeriu a união dos estados da região conhecida como MATOPIBA - formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - em prol da ferrovia Norte-Sul.
Simplício Araújo recebeu o apoio de todos os estados do nordeste e afirmou que pretende organizar, em breve, uma visita de todos os secretários de desenvolvimento, indústria e comércio e representantes de entidades empresariais do nordeste a São Luís. “Já em abril vamos debater o novo plano de incentivos à exportação do governo federal e as demandas de estrutura nos estados membros do Consedic”, destacou.
Durante a reunião, o ministro Armando Monteiro reafirmou a confiança de que, mesmo com a necessidade de se realizar um ajuste fiscal, em pouco tempo a economia brasileira voltará a registrar crescimento. “Não compartilho da visão pessimista que está se espalhando e contaminando expectativas. Quem conhece a natureza das crises que o Brasil viveu, de 1994 para cá, sabe que o país passou situações muito mais agudas. Se fizermos o ajuste na velocidade devida, logo o país restabelecerá as condições para voltar a crescer”, avalia.
O encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; do secretário-executivo do Ministério, Ivan Ramalho; do assessor especial e coordenador da Assessoria Federativa do Mdic, José Luiz Azeredo; do secretário-executivo do Consedic, Noé Vieira dos Santos; do ex-secretário do Consedic, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR); do ex-secretário do Consedic, deputado federal Alexandre Baldy (PSDB-GO); além de 19 secretários de Estado.