O Estado do Maranhão está entre os dois representantes do Nordeste na segunda edição do 'Consenso Nacional de Nutrição Oncológica', onde o Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho (HCTLF), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou da pesquisa: 'Avaliação Nutricional do Idoso Oncológico'.
Esta é a segunda revisão do Consenso desde seu lançamento, e foi apresentado no 'V Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica', nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema "A Multidisciplinaridade da Assistência Nutricional ao Paciente Oncológico".
O Consenso Nacional de Nutrição Oncológica é uma publicação do Ministério da Saúde (MS) junto ao Instituto Nacional Câncer (INCA), o qual reúne orientações sobre quais ferramentas da avaliação nutricional devem ser utilizadas para o melhor diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos com câncer, e reforça a necessidade da atuação de um nutricionista em ambas as fases do tratamento: tanto a curativa quanto a paliativa.
Os principais hospitais do país em referência para tratamento do câncer foram convidados pelo INCA para compor a obra. A nutricionista Ruth Lima, que integra a equipe multiprofissional do HCTLF, representou a unidade do estado que esteve sobre a coordenação da nutricionista Silvia Santana, do Hospital São Rafael (HSR), do Estado da Bahia.
"É muito importante que as unidades de saúde reconheçam protocolos nacionais para seguir modelos assistenciais e atender às diversas necessidades dos pacientes oncológicos. Ficamos felizes, pois a nossa unidade já seguia medidas aplicadas nacionalmente, como a ferramenta de triagem, cálculos percentuais de forma objetiva, análises laboratoriais, dente outras", considerou a nutricionista.
O protocolo de Avaliação Nutricional do HCTLF foi formulado a partir da mudança em seu perfil assistencial. "Com a mudança do perfil para referência oncológica, nós fizemos diversos ajustes em alguns protocolos de atendimento, pois o paciente com câncer precisa ser cuidado obedecendo a parâmetros que beneficiem um tratamento especifico para cada necessidade", pontuou Ruth Lima.
Com o compromisso de implementar as decisões expressas no material do Consenso, as instituições envolvidas pretendem manter as orientações atualizadas a fim de continuar reduzindo as taxas de complicações durante o tratamento dos pacientes oncológicos.
A equipe de nutrição do HCTLF, também participou do 'V Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica', com a apresentação de dois trabalhos científicos pelas nutricionistas Ruth Lima, Ana Lúcia Pinheiro, Janaína Sousa, Ramaiana Nathiara da Silva, sobre 'Avaliação nutricional em pacientes oncológicos durante internação em clínica cirúrgica', e 'Triagem e avaliação nutricional em pacientes internados em clínica oncológica', ambos em hospital público de referência no Estado.
Publicado em Regional na Edição Nº 15776
Comentários