São Paulo-SP- No dia 09 de junho, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) promove o encontro de negócios ‘Maranhão for Business – Liga Árabe’, em São Luís. Em sua quarta edição, o evento tem como objetivo aproximar as empresas do estado de diferentes nações do globo. Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, será um dos palestrantes.
“Os encontros de negócios promovidos na programação do ‘Maranhão for Business’ estreitam as relações de cooperação internacional entre o Maranhão e diversos países do mundo, atraindo investidores estrangeiros, gerando novos negócios no estado e impulsionando o desenvolvimento do Maranhão”, afirma Vinicius Brito, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMA.
Ele conta que, em 2014, a FIEMA promoveu três edições do ‘Maranhão for Business’, que foram realizados nas cidades de São Luís e Imperatriz. A primeira edição foi dedicada a Moçambique, a segunda aos Estados Unidos e a terceira foi um evento conjunto dedicado à Alemanha e Bélgica.
“Os encontros de negócios e capacitações promovidos dentro do projeto do ‘Maranhão for Business’ são eventos gratuitos e abertos à sociedade, possibilitando que micro, pequenos e médios empresários, além de estudantes de cursos técnicos ligados às áreas de infraestrutura e comércio exterior, tenham a possibilidade de vivenciar um ambiente de negócios internacionais”, destaca o executivo.
O evento irá acontecer das 19h às 23h. A palestra de Alaby, ‘Oportunidades de Negócios na Liga Árabe’, acontece às 21h10. “A ideia é apresentar aos empresários do Nordeste, mais especificamente do Maranhão, as especificidades do mundo árabe, como negociar com os árabes e como tornar o contato com os árabes uma realidade para os empresários locais”, destaca o diretor-geral da Câmara Árabe.
“É fundamental que todos os estados do Norte e Nordeste trabalhem em busca de incentivar as exportações para fazer o Brasil crescer”, afirma Alaby. “Incentivamos estes estados a olhar para mercados alternativos, como os países árabes”, ressalta.
Segundo Alaby, em 2014, as exportações do Maranhão para os 22 países árabes somaram US$ 159,4 milhões e as importações, US$ 747,1 milhões. “Há um potencial a ser explorado nos produtos alimentícios, como castanha de caju, castanha do Brasil, doces e compotas de frutos tropicais, carnes de boi e de frango, entre outros produtos”, diz.
“Podemos também buscar desenvolver o turismo dos árabes para o estado do Maranhão e buscar ainda desenvolver ações de fomento ao turismo para que a população do estado visite os países árabes, como Egito, Marrocos, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, entre outros”, recomenda.
Alaby afirma que é importante incentivar as empresas maranhenses a participar de missões comerciais, feiras e exposições nos países árabes. “A ideia é promover e divulgar esses países árabes, no sentido de colocar para os empresários locais algumas alternativas de mercado para serem desenvolvidas”, explica.
O ‘Maranhão for Business – Liga Árabe’ também terá outras palestras e apresentação cultural. A agenda completa ainda está sendo definida. As inscrições para o encontro ‘Maranhão for Business – Liga Árabe’ são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento pelo link http://migre.me/q443S.
Comentários