Com o apoio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Ciência e Tecnologia (Sectec), será realizada na próxima segunda-feira (29), em São Luís, a 2ª videoconferência sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola), promovida pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
A videoconferência será transmitida ao vivo pela internet, das 9h30 às 12h30, no auditório do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA), na Rua Portugal (Praia Grande).
O PDE é um sistema que visa apoiar o ensino público, com o objetivo de incentivar, auxiliar, investir e planejar, segundo as necessidades das escolas públicas municipais e estaduais consideradas prioritárias para o programa.
O PDE-Escola encontra-se em fase de transição, saindo da metodologia informatizada para virtual interativa. Os comitês estaduais e municipais estão em fase de treinamento no ambiente do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), para conhecimento da nova estrutura tecnológica. Na pauta da videoconferência, será orientado o passo a passo sobre as principais ferramentas do novo sistema.
No Maranhão, 122 escolas estaduais novas e 41 remanescentes foram contempladas em 2011 com as ações do PDE-Escola. Elas serão acompanhadas pelo Comitê Estadual de Análise e Aprovação do Programa, vinculado à Superintendência de Gestão Educacional SUPGE /SUAGE da Seduc, que interage com os comitês das 19 Unidades Regionais de Educação e comitês municipais.
Neste ano, foram priorizadas pelo MEC as escolas que apresentaram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/2009), igual ou inferior a 4,4 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e 3,7 nos anos finais (escolas novas), além daquelas que não receberam recursos entre os anos 2008-2010 (escolas remanescentes).