São Luís - Foi realizada essa semana em São Luís a visita técnica de uma equipe do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar uma pesquisa sobre Governança nas Secretarias Estaduais de Educação.
A técnica da FGV, Érica Ruiz, que é responsável por esta fase da pesquisa na Seduc do Maranhão, entrevistou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, adjuntos e técnicos da secretaria, além de representantes de instituições ligadas à educação pública como o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual.
Iniciada em novembro de 2012, a pesquisa tem como principal objetivo elaborar um mapa das inovações e boas práticas de gestão que possam servir para todos os estados. O diagnóstico será feito a partir de uma análise da gestão das secretarias, de seus principais aspectos institucionais, dos recursos humanos e financeiros, principais programas e políticas, a articulação com outros níveis de governo e com a sociedade, além das inovações e ações bem-sucedidas e dos resultados educacionais obtidos.
Boas práticas no Maranhão
A técnica Érica Ruiz cita três grandes pontos positivos já identificados no Estado: a criação da Secretaria-Adjunta das Unidades Regionais de Educação; a proposta, ainda em planejamento, de uma caravana de técnicos para articular melhor a relação da Seduc com os municípios e os encontros entre professores e o secretário Pedro Fernandes, iniciados semana passada.
“São ações que estreitam a relação com as escolas, como a criação da Secretaria-Adjunta das Unidades Regionais e, também, demonstram o interesse em trazer um pouco mais a realidade dessas escolas para a secretaria, como o encontro com os professores”, afirma Érica. Ela também identificou a preocupação em melhorar a aplicação dos recursos disponíveis para a Educação. “São pontos que merecem ser divulgados no Brasil e que embora pareçam simples, podem ter resultados de grandes proporções”, destaca a pesquisadora.
O secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, espera que o resultado da pesquisa seja importante para a melhoria da atuação das Secretarias de Educação em todo o país e ressalta que todos os técnicos da Seduc contribuíram para informar um panorama da realidade no Estado. “Temos uma equipe muito receptiva, muito interessada em contribuir e participar de ações para a melhoria da educação na rede estadual e tenho certeza de que nós vamos nos empenhar para fazer muito mais pelo ensino público no Maranhão”, afirma o secretário.
Para a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, a pesquisa terá um saldo extremamente positivo, por possibilitar um diagnóstico de toda a atuação da Secretaria e, também, conhecer outras experiências. “É uma oportunidade de nos autoavaliar. Podemos servir de referência para outros estados com problemas semelhantes, mas também teremos a oportunidade de rever e aprimorar práticas, com base no relatório final que será produzido”, declara a secretária-adjunta.
Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal aderiram à pesquisa. O levantamento de informações é feito de duas formas: a visita em campo de técnicos da Fundação Getúlio Vargas e a resposta de questionários em um roteiro que elenca diversos tópicos, como organograma, gestão de recursos humanos, projetos pedagógicos, etc. No total, são 112 itens divididos em 10 blocos, que serão respondidos por técnicos da Secretaria.
O prazo para conclusão da fase de coleta de informações nas secretarias estaduais termina no dia 31 de março. Já as entrevistas da pesquisa de campo, feitas pela pesquisadora da FGV, terminaram na quinta-feira (17).
Comentários