O Maranhão criou 1.832 novos postos de trabalho durante o mês de setembro, o que representa a expansão 0,42% em relação ao mês anterior. Este é o quarto mês consecutivo em que o estado mantém o índice positivo, após a baixa na criação de empregos formais que atingiu os estados do Nordeste no primeiro semestre.
O índice foi puxado para cima pelo bom desempenho do setor de Serviços, que reúne empreendimentos como postos de gasolina, supermercados, bancos, restaurantes e bares. Foram 975 novos empregos de carteira assinada no setor somente no mês de setembro. O Comércio também teve bom desempenho durante o mês, garantindo a criação de 818 novas vagas de trabalho no estado.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o Maranhão gerou 16.556 novos postos de trabalho, o equivalente ao crescimento de 3,85% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, os setores de Comércio e de Serviços já começam a sentir os efeitos da chegada do fim do ano, período em que há vasta contratação de trabalhadores por meio do emprego temporário.
“Historicamente, estes são os dois setores que mais contratam mão de obra temporária, numa movimentação que tem início no mês de setembro e continua aquecendo a economia até meados de dezembro”, explicou Heluy.
O secretário alerta que a grande temporada de emprego temporário deverá ter seu auge entre os meses de outubro e novembro. “É uma época do ano em que os empregadores acabam flexibilizando as exigências na hora da contratação”, avaliou.
Além de São Luís, as cidades de Imperatriz e Balsas também tiveram bons desempenhos na criação de emprego durante este mês, contabilizando mais de mil novos postos de trabalho nos dois municípios.
Publicado em Regional na Edição Nº 14533
Comentários