O Maranhão deverá lançar no próximo mês as atividades do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado. A ação, que visa entre outros objetivos promover a valorização profissional por meio da formação dos educadores, será desenvolvida através da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Na última quinta-feira (17), o secretário de Educação, Danilo Furtado, se reuniu com o reitor da Ufma, Natalino Salgado, e a coordenação do Pacto para discutir a realização das atividades no Estado.
O Pacto tem como foco rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e consolidar a escola como espaço privilegiado dos processos de formação continuada.
Com o Pacto, professores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino médio das áreas rural e urbana, em efetivo exercício na escola e cadastrado no Censo Escolar/2013, poderão participar de um programa de formação continuada nas diversas áreas.
O reitor Natalino Salgado destacou a parceria da Seduc em programas de relevância para a educação. “Temos grande satisfação pela parceria que a universidade mantém com a secretaria”, realçou Natalino Salgado.
Danilo Furtado destacou que papel da Seduc para contribuir de forma efetiva no avanço dos programas em parceria com a universidade. “Quero me colocar inteiramente à disposição e colaborar efetivamente com todas as ações que visam melhoria nos índices educacionais. Qualquer avanço só será conquistado com um esforço conjunto de todos”, destacou Danilo Furtado.
A coordenadora do Pacto pela Ufma, Lindalva Maciel, explicou como o pacto irá funcionar e destacou a parceria entre Seduc e Ufma. Serão profissionais da Universidade que irão ministrar a formação continuadas de professores e coordenadores da rede estadual.
As ações de formação deverão iniciar a partir do lançamento do Pacto no Estado. A formação ocorrerá em cursos de aperfeiçoamento ou extensão nas instituições de educação superior públicas participantes do pacto. No Maranhão, a Ufma será responsável pela coordenação do processo de formação.
A coordenação institucional do pacto no Maranhão é composta por representantes do MEC, Seduc, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Maranhão, IES Formadora, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselho Estadual de Educação.
Comentários