Típico de áreas de várzeas, o plantio de açaí em terras firmes e em maior escala está surgindo no Maranhão como mais uma alternativa de produção agrícola. A experiência pioneira foi mostrada no Dia de Campo do Açai BRS Pará, realizado na Fazenda Alana, em Arari. O plantio foi feito numa área de 40 hectares, com estimativa de atingir uma produção anual de 400 toneladas.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, que participou do Dia de Campo, ressaltou que o plantio de açaí em terra firme abre uma nova fonte de renda para os produtores, que podem também aproveitar a área para plantar outras culturas. “Precisamos desenvolver essa região da Baixada Maranhense e o açaí é uma boa alternativa, pois temos um enorme potencial e mercado consumidor garantido”, afirmou.
Também participaram do Dia de Campo,o prefeito de Arari, Leão Santos Neto; a secretária de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Conceição Andrade; e os secretários-adjuntos da Sagrima, Raimundo Coelho e da Sedagro, Paulo Roberto Lopes; além dos gestores do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis; produtores; profissionais; e entidades ligadas ao setor agropecuário.
Na primeira atividade da programação do Dia de Campo, ocorreu a visita na área do plantio do açaí, onde foram mostradas algumas plantas que já estão produzindo frutos. “Por enquanto, farei a comercialização da produção em São Luís. Iremos entrar em contato com empresas que produzem polpas para que possamos abastecer o mercado, principalmente no próximo ano, quando teremos maior regularidade na produção do açaí”, explicou o proprietário da Fazenda Alana, Trajano Brandão.
Na palestra “Sistema de produção de açaizeiro em terra firme”, apresentada pela pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Socorro Padilha, ela afirmou que uma das vantagens do plantio em terra firme é a facilidade do manejo, desde os tratos culturais até a colheita. “O açaizeiro lança seus cachos a uma altura de aproximadamente 1,12 metros do nível do solo, facilitando o processo de colheita dos frutos”, afirmou. “A previsão é de que no primeiro ano de produção, que acontece após três anos de plantio, haja uma produtividade de três toneladas por hectare”, complementou a pesquisadora.
A BRS Pará plantada em Arari é a primeira cultivar de açaí de terra firme do país, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental. Ela é indicada para todos os estados da Amazônia e suas principais características são a alta produtividade, a precocidade na produção de frutos e o bom rendimento de polpa, que fica em torno de 15% e 25% do fruto.
Produção - O Estado do Maranhão é o segundo maior produtor de açaí do Brasil, com uma produção anual de 9.471 toneladas do fruto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O maior produtor de açaí do país é o Estado do Pará, que possui uma produção anual de 101.375 toneladas, com cerca de 40 mil hectares de plantio de açaí em terra firme. (Vitória Castro)
Publicado em Regional na Edição Nº 14185
Comentários