Bumba-meu-boi, destaque no estande do Maranhão

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), estima que a participação do Maranhão durante a realização do Salão de Turismo, em São Paulo, movimentou mais de R$ 800 mil em pacotes oferecidos para os destinos turísticos São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada de Mesas. O evento nacional teve início na última quarta-feira, (13) e foi encerrado neste domingo (17), no Parque Anhembi, em São Paulo.
O estande montando exclusivamente para a realização das ações comerciais recebeu empresários de agências, operadores e a rede hoteleira de São Luís, Barreirinhas e Chapada das Mesa. A gestora de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae, Hildenê Maia, ressaltou que os resultados da parceria entre Estado e setor privado se tornam importantes para o avanço do setor. “Estamos juntos pela terceira vez consecutiva e percebemos que a unidade tem proporcionado ganhos significativos para o crescimento do setor”, comemorou.
Durante a rodada de negócios, o Maranhão apresentou aos operadores nacionais e internacionais os projetos Aventura Segura (envolvendo os três polos turísticos São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas) e Rota das Emoções.
No espaço Vitrine Brasil, o artesanato maranhense também contabilizou lucros na exposição e venda de produtos como, bolsas, chapéu, bijuterias e peças de decoração produzidas a partir da fibra da palha do buriti e cerâmica.
Segundo a coordenadora do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), Fátima Mouchrek, a apresentação do artesanato do estado superou as expectativas. “Vendemos quase 20 mil em peças do nosso artesanato, além é claro de divulgarmos o produto tipicamente maranhense”, detalhou.
O grupo Lamparina, integrado à Sociedade Artística e Cultural Beto Bittencourt, também representou o Maranhão no evento. O grupo se apresentou com 11 integrantes, entre cantores, percussionistas, atores e dançarinos. A trupe realizou um grande cortejo pelo Salão e fez um show com o objetivo de divulgar a diversidade do folclore maranhense. O Lamparina foi criado em 2007. De lá para cá, vem conquistando o público pela originalidade, criatividade musical, que mistura dança e teatro. (Keith Almeida)