Ministro Gastão Vieira recebe do secretário Jura Filho uma peça de artesanato

São Luís - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), avalia que a participação do Maranhão durante a realização da Feira das Américas 2011, movimentou mais de R$ 500 mil em pacotes oferecidos para os destinos turísticos São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.
O evento, que reuniu operadoras nacionais e internacionais, teve início na quarta-feira (19) e foi encerrado na sexta-feira (21), no Rio Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Um estande foi montando exclusivamente para a realização de treinamentos e ações comerciais recebendo empresários de agências, operadores e a rede hoteleira dos polos São Luís, Barreirinhas e Chapada das Mesas.
Plano Maior 2020
Com o slogan “Maranhão Único”, o Plano de Turismo do Maranhão, Plano Maior 2020, lançado durante a feira pelo secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, prevê em sua primeira etapa recursos na ordem de R$ 50 milhões em projetos de melhoria de urbanização, saneamento para os polos além de material e campanhas promocional para os mercados nacional e internacional.
De acordo com Jura Filho, a segunda etapa da campanha, focando na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses, tem início previsto para maio de 2012. “Um portal também integra as ações do turismo do Maranhão.
www.maranhaounico.com.br vai oferecer ao visitante novas possibilidades de interação e informação dos destinos do estado”, ressaltou.
Capacitação
A gestora de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae, Hildenê Maia, disse que o resultado foi além do esperado e importantes negócios foram consolidados para 2012, o que deve contribuir no incremento da economia já para o próximo ano.
“Tivemos aqui dois importantes motivadores e diferenciais para o êxito e crescimento do setor em médio prazo. O lançamento do plano de turismo do Maranhão e a massiva venda de São Luís como atrativo para o próximo ano quando completará 400 anos de fundação”, pontuou.
Além dos negócios reais, a gestora, ainda, avaliou como positiva a perspectiva com as capacitações e visitas técnicas, “realizamos mais de 300 capacitações voltadas exclusivamente para os agentes e operadores de viagem já com a nova campanha do “Maranhão Único”, onde apresentamos o potencial turístico do estado além de aproximadamente 800 visitas técnicas”, comemorou.
Feira das Américas 2011
No espaço institucional, totalmente moderno e sofisticado, imagens gigantescas dos atrativos do estado, um totem que possibilitou aos visitantes inserir sua foto as paisagens maranhenses além de uma vitrine com o artesanato maranhense, também atraiu a atenção de milhares de visitantes.
(Keith Almeida)