São Luís - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), está organizando a terceira edição do Maranhão for Business, destinado a incentivar as indústrias maranhenses a ter ações de comércio exterior. Pela primeira vez, a ação acontecerá no interior do estado. Será em Imperatriz nesta quarta-feira (10), às 19h, no Posseidon Hotel.
A ação está destinada a micro, pequenas e médias empresas e tem por objetivo apresentar oportunidades de negócios, com foco no mercado europeu. Nesta edição, executivos da Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK) e da Agência de Exportação e Investimentos Estrangeiros da Valônia (AWEX), região que corresponde a porção ocidental da Bélgica, mostrarão oportunidades de negócios, tanto para investimentos como para fechamento de contratos comerciais com os dois países europeus, que estão entre os países que têm a economia mais estável da Zona do Euro.
O Maranhão for Business pretende, além de linhas de financiamento disponíveis para empresas maranhenses que pretendem atuar no mercado internacional, divulgar oportunidades de negócios em países que são parceiros comerciais do Brasil, como a Alemanha e a Bélgica, e mostrar o portfólio de serviços que a Federação dispõe para apoiar empresários que optarem por atuar no mercado externo.
“O fortalecimento do comércio exterior é uma das linhas de ação estratégica da Fiema. A atuação no mercado internacional exige excelência na prestação de serviços e no fornecimento de produtos, o que no longo prazo, acabará elevando a qualidade da indústria maranhense, tornando-a mais competitiva”, comentou o presidente da entidade empresarial, Edilson Baldez das Neves.
Segundo o superintendente da Fiema, Albertino Leal, a entidade empresarial está investindo em ações para estimular nossas indústrias a desenvolver competitividade global. “O comércio exterior oferece grandes oportunidades ao Maranhão por causa da sua localização e infraestrutura portuária, que permite alcançar mercados estratégicos e que aceitam produtos brasileiros e, portanto, fomentar a participação das empresas maranhenses neste mercado é criar condições para a indústria se desenvolver”, comentou.

Programação
Na terceira edição do Maranhão for Business, além da apresentação de oportunidades de negócios no mercado europeu, em especial a Alemanha e a porção ocidental da Bélgica, nos mercados de móveis, madeira e produtos do mercado verde (ecologicamente corretos), haverá a apresentação das linhas de financiamento da Caixa, pelo Gerente regional da Caixa, Marcos Augusto Soares Brandão, focados em comércio exterior.
A apresentação da AHK ficará a cargo da coordenadora de comércio exterior da AHK, Marina Yzú. Segundo ela, a expectativa é fechar parcerias com empresários do Nordeste tanto para exportação quanto para investimentos.
“Nos últimos anos, o interesse e os investimentos da Alemanha no Nordeste brasileiro têm aumentado consideravelmente. O plano ou a estratégia para mudar e ampliar os negócios entre a Alemanha e o Brasil, por meio da região Nordeste, tem como ponto de partida a participação da AHK no “Maranhão for Business”. A perspectiva e a expectativa é de que várias parcerias sejam fechadas”, afirmou.
Já a executiva da AWEX Maria Laura Maron-Pot apresentará oportunidades de negócios, principalmente para os empresários maranhenses atuarem como investidores na Valônia. 
“A região está no coração da Europa e por isso é estratégica. Oferecemos uma plataforma com infraestrutura multimodal, com acesso a 375 milhões de consumidores a uma distância de 8 horas de carro. Isso quer dizer algo próximo de 65% do mercado europeu. Além disso, dispomos de ótima mão de obra, especialistas de setores estratégicos, entre outras vantagens”, afirmou Maria Laura.
O programa Maranhão for Business conta com patrocínio do Grupo Confidence S.A. e apoio da Agência brasileira de Promoção as Exportações (Apex Brasil), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Awex, AHK e Caixa.
As vagas para a terceira edição do Maranhão for Business serão limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Fiema  blankwww.fiema.org.br) para isso basta clicar no banner do evento e preencher o formulário que será disponibilizado. Maiores informações, pelo telefone (98) 3212-1896.