A Organização Mundial do Turismo (WTO) celebrou, nessa quinta-feira (13), a viagem do bilionésimo turista pelo mundo no período de um ano. Apesar de simbólica, a comemoração reflete o esforço de todo o mundo em fazer movimentar uma das maiores indústrias, o turismo. O Maranhão aderiu à iniciativa do Ministério do Turismo que apoia a campanha “1 bilhão de turistas. 1 bilhão de oportunidades”, porque acredita na geração de riqueza por meio da criação de emprego e renda oriundos a partir da atividade do setor.
Para o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, o número representa um grande marco no turismo do mundo e reflete também o compromisso que todos os povos precisam ter com o incentivo e incremento da ferramenta para a geração de divisas.
“Todos precisamos estar atentos na criação de mecanismos sustentáveis para o desenvolvimento contínuo do turismo em todo o mundo. Igualmente estamos trabalhando para cooperar de forma sustentável dando nossa parcela de contribuição no crescimento do fluxo de turistas para o país e consequentemente para o nosso estado considerado um importante destino turístico do mundo”, fala.
De janeiro a novembro deste ano, o estado recebeu aproximadamente dois milhões e seiscentos mil turistas. Do total, boa parte veio a negócios, lazer e visita a parentes. Além de São Luís, os principais polos visitados foram Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.
O turista que escolheu o Maranhão para férias além do acervo arquitetônico de São Luís também optou por passeios nos lençóis e visita ao Complexo Chapada das Mesas que engloba cachoeiras e esportes radicais como tirolesa, trekking e rapel.
No Brasil, o turismo cresceu em 2012 uma média de 6%, o dobro da média mundial de 3%. O país responde também por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerou cerca de 2,8 milhões de empregos, segundo dados do IBGE.
Publicado em Regional na Edição Nº 14579
Comentários