Uma manifestação de protesto contra a violência está prevista para hoje, dia 20, no município de Carolina, a 220km de Imperatriz. A manifestação, que reúne toda a população, pretende interditar a rodovia BR-230 a partir das primeiras horas da manhã desta sexta-feira até o meio-dia.
O protesto tem como reivindicação mais apoio por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública, uma vez que o município tem sofrido bastante com a violência nos últimos meses. São assaltos constantes, roubos de veículos, assassinatos, como o do médico cardiologista Dr. Rodrigo, ocorrido em julho do ano passado e que gerou grande repercussão, mas até agora paira no esquecimento das autoridades, incêndio a uma emissora de rádio, invasões a residências, assalto a agência dos Correios e a gota d’água que foi o assalto à agência do Banco do Brasil, ocorrido mês passado e que quebrou de vez a rotina da pacata e bela cidade da chapada maranhense.
A manifestação promete ser pacífica, e segundo seus organizadores, não cessará enquanto não obtiverem a atenção do estado e até mesmo das autoridades federais para que resolvam a situação.
A BR-230 é uma das principais rodovias do estado, responsável pela escoação da produção de soja, principalmente a produzida nos municípios de Balsas e Riachão. Além disso, ela liga uma das regiões mais visitadas por turistas que justamente na véspera do feriado deverão encontrar transtornos para chegar até alguns santuários ecológicos da região. (Josivaldo Salles)