O 'Programa CNH Rural', criado pelo governo Flávio Dino para garantir carteira de habilitação a motociclistas que vivem nas zonas rurais dos municípios maranhenses, registrou 776 inscrições na primeira semana para solicitação do documento.

Iniciadas no dia 2 de maio, as inscrições prosseguem até o dia 14 de junho. A presidente do Detran, Larissa Abdalla, comemorou a alta procura. "O Programa CNH Rural é um exemplo de sensibilidade do governador Flávio Dino, já que temos uma quantidade grande de pessoas no interior do Estado em situação irregular. A procura nessa primeira semana foi maravilhosa", afirmou.
O "Programa CNH Rural" foi estabelecido em lei de outubro de 2015 e foi criado para isentar os motociclistas moradores na Zona Rural dos de custos da aquisição do documento, com o objetivo de regularizar a situação de quem usa motocicleta.

Dia D

Para ampliar o acesso ao programa, o Detran, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar, estabeleceu o DIA D da CNH Rural. A soma de esforços mobilizará sindicatos de trabalhadores rurais, com as circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans), o Comitê do Plano Mais IDH, a partir da divulgação do Programa em todo o estado.
Durante o lançamento do programa, no início de maio, a presidente do Detran, Larissa Abdalla, explicou que o Brasil é o quarto país em número de mortes no trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Maranhão, atualmente, 63% dos leitos de UTIs hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.

O programa

O 'Programa CNH Rural' oferece 2.100 carteiras de habilitação, na categoria A para motociclistas. Os candidatos inscritos no programa devem ter idade acima de 21 anos com, pelo menos, o ensino fundamental completo. Os candidatos devem ainda residir em um dos 14 territórios rurais maranhenses integrantes do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Inscrições

O candidato que desejar se inscrever no programa terá até as 23h59 do dia 17 de junho, para preencher formulário eletrônico, disponível no site do Detran, na página do CNH Rural:www.detran.ma.gov.br/cnhrural.