Mais de 350 mil estudantes do Sistema Estadual de Ensino retornam nesta segunda-feira (1º) às salas de aulas das escolas estaduais nas 19 Unidades Regionais da Educação (UREs), para cumprir um calendário escolar de 200 dias letivos, com previsão de encerramento no dia 30 de dezembro.
“A expectativa é de otimismo, de esperança, até porque pela primeira vez na história da nossa escola, vamos iniciar as aulas na data certa pra começar e pra terminar. Além de termos uma proposta pedagógica clara para melhoria dos índices educacionais, onde a gente vai ter acompanhamento e intervenções pedagógicas”, ressaltou o professor de Biologia, Jaile Antônio Lopes da Silva dos Santos, do Centro de Ensino Arlindo Ferreira, localizado em Barra do Corda, durante a Jornada Pedagógica, que ocorreu em mais de mil escolas em todo o estado para avaliação e planejamento do ano letivo.
Além da jornada, as escolas estaduais iniciam suas atividades sob uma nova perspectiva de gestão escolar democrática, após a eleição e formação de 468 gestores, escolhidos pela comunidade escolar. Ademais, as equipes gestoras de todas as escolas estão assinando um Contrato de Gestão, com metas definidas por escola e o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais das escolas e garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender em sala de aula.
“É muito importante participar desse momento, fazer parte de um processo democrático. É um desafio, mas vamos conseguir mudar para melhor a Educação”, afirmou a gestora Lisiane Sá Menezes, de São José de Ribamar.
Nas escolas que possuem baixo índice de reprovação e abandono as equipes gestoras deverão manter e melhorar o desempenho escolar. As escolas que possuem altos índices de reprovação e abandono têm, agora, a meta de apresentar percentual igual ou superior a 10% no índice de aprovação e diminuição proporcional do índice de reprovação. Além disso, os gestores deverão cumprir os prazos de prestação de contas, cuidar do patrimônio escolar, preservar o acervo bibliográfico, acompanhar as reformas e informar sobre as principais necessidades para melhoria do funcionamento das escolas.
O governador Flávio Dino instituiu, através do Decreto nº 31.358 de 20 de janeiro de 2015, que cada escola deverá afixar em seu mural a lista nominal do corpo docente, como forma de transparência e conhecimento da sociedade dos profissionais daquela determinada unidade de ensino.
“A partir das ações desenvolvidas ao longo de 2015, que envolveram a recuperação da infraestrutura das escolas, valorização e desenvolvimento profissional do magistério, apoio pedagógico para assegurar aos estudantes qualidade na aprendizagem, a Rede Estadual de Formação, a efetivação do processo de gestão democrática e o concurso público, iniciamos o ano letivo em todo o Maranhão com a certeza de que avançaremos muito mais na construção da Escola Digna, com equipes técnicas, gestores(as), professores(as) e estudantes protagonistas do Projeto de Educação Integral, que articule escolas e comunidade, transpondo as barreiras das disciplinas, salas de aula com o foco numa aprendizagem de qualidade”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.