A Praça do Pioneiro, em Açailândia, foi o ponto de encontro na manhã de quarta-feira (26) para os 120 contemplados do programa ‘Caravana da Economia’ em parceria com a CEMAR. Pela terceira vez na cidade, o programa realizou desde a última semana o processo de cadastro com os moradores. Em seguida, de casa em casa, uma inspeção foi feita para avaliar as condições de cada geladeira.
Para o supervisor de caravana, Alex Abreu, são vários itens que compõem a avaliação, tudo é lançado em um sistema que gera uma nota, é com base nela que são classificadas as geladeiras que estão em piores condições. “Durante a pesquisa identificamos o estado de componentes como: borracha, aderência, a carcaça, o funcionamento e motor. Um dado importante é o tempo de uso da geladeira, isso pode fazer com que o cliente seja ou não aprovado”, explicou.
Lavradora no Assentamento Califórnia, Janete Rodrigues estava entre as contempladas e foi a primeira a chegar para realizar a troca. Segundo ela, estar entre os ganhadores é uma surpresa. “Soube por acaso, e na hora do cadastro eu tinha na bolsa todos os documentos necessários, fiz e deu tudo certo”, comemora.
Wesley Aristarco, agente de comunidade, também acompanhou a entrega e conversou com os ganhadores que receberam brindes e folhetos educativos com dicas sobre direitos e deveres do consumidor, desligamento programado e economia de energia. “O Caravana da Economia reflete a responsabilidade social da Companhia, que visa trazer economia e contribuir na qualidade de vida da população de baixa renda da região”, declarou.
Sebastiana dos Santos, dona de casa, também foi uma das contempladas. Pela primeira vez participou do cadastro e disse que foi uma grande emoção quando ouviu seu nome anunciado. “Estou muito feliz! Pensei que não iria conseguir, nunca tive sorte de ganhar nada. Quem tem uma geladeira velha sabe que a energia vem muito cara, a CEMAR está dando uma força muito grande pra gente, espero que continuem com essa iniciativa”, disse.
O projeto “Caravana da Economia”, da CEMAR, faz parte do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve e promove outras ações para o uso racional da energia. Os componentes das geladeiras velhas são descartados por empresas especializadas e têm o destino de forma ecologicamente correto. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)