Carolina é um ponto de apoio do Polo das Chapadas das Mesas, um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Agora, a cidade recebeu um reforço importante na infraestrutura, com a pavimentação das vias que dão acesso ao município, fomentando o turismo regional.
Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), foram oito quilômetros de asfalto, distribuídos em três grandes avenidas: Elias Barros e Frederico Martins - com recuperação - e a Brasil, com pavimentação nova. A via está duplicada. São 15 metros de largura e com um canteiro central.
Outro benefício foi a drenagem profunda nos pontos mais críticos, que resolveu problemas recorrentes de alagamentos durante o inverno. Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, essa era uma demanda antiga. "São obras esperadas há muito tempo. A recuperação da Elias Barros, Frederico Martins e a construção da Avenida Brasil, que ajudam no desenvolvimento do município de Carolina, que é um polo turístico e ajuda também a melhorar a qualidade de vida", afirmou.
A vida da população de Carolina mudou com a chegada do asfalto. Dionísio Noleto mora na Avenida Brasil e conta que depois das obras os idosos têm um lugar melhor para a caminhada. "Chegou o asfalto e agora é gente passeando, pisando, fazendo caminhada e tanto de um lado como do outro a rua está muito boa", afirmou.
Já para a dona Maria Conceição, o principal benefício da pavimentação é poder manter a casa sempre limpa. "Antes eu vivia dia e noite limpando essa casa por causa da poeira. Agora está bom demais. Acabou a poeira e a lama", acrescentou.
Clayton Noleto mencionou outros investimentos do Governo em Carolina, como a construção do Hospital Regional, que já está com 50% das obras executadas. Com o investimento de R$ 7.929.266,35, a unidade de saúde dispõe de diversos espaços como recepção, lavanderia, área de armazenagem, passeio, jardim, lanchonete e o projeto ainda prevê o espaço para uma possível ampliação.
Na educação, o Centro de Ensino Sertão Maranhense, tradicional escola da cidade, com 70 anos, ganhou serviços de reforma e ampliação. A estrutura recebeu reparos no telhado, piso, paredes, fachada, instalações elétrica e hidráulica. Foram contempladas as 11 salas de aula, laboratórios de Química, Biologia e de informática, auditório, biblioteca, setor administrativo e quadra poliesportiva.
(Janaína Amorim - Secap)
Publicado em Regional na Edição Nº 16077
Comentários