O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, nesta segunda-feira (6), mais uma ação do Projeto Detran vai à Escola, como parte da Campanha Maio Amarelo 2019. Os integrantes do grupo de arte do Detran-MA, Transitarte, divertiram a criançada do anexo da UEB Senador Miguel Lins, no Ipase, em São Luís. Crianças de dois a cinco anos de idade aprenderam um pouco mais sobre o trânsito nas brincadeiras do Circuito da Transitolândia.
Os alunos receberam orientações sobre a importância de respeitar os sinais de trânsito, do uso do cinto de segurança, de como atravessar uma via corretamente e, também, algumas instruções sobre quais são os lugares ideais que devem sentar no automóvel, durante os trajetos, de acordo com a idade de cada um.
"A fadinha nos ensinou que não se deve atravessar a rua fora da faixa de pedestre e que, sempre, temos que olhar para os lados para ver se o carro vai parar", disse Eduardo Richard Souza, de cinco anos, que se mostrou bastante interessado na apresentação.
Para a educadora de trânsito Ariana Barros, que interpreta a fadinha 'Bibi', o que mais impressiona é o interesse das crianças. "Elas fazem perguntas e fazem questão de contar alguma situação que viveram no trajeto de casa para a escola. Elas interagem bastante", explicou.
A escola municipal Senador Miguel Lins atende cerca de 100 crianças, na educação infantil. Segundo a diretora da UEB, Cristina Pacheco, o tema trânsito faz parte do cronograma de atividades anuais da escola. "Trabalhamos sempre a Educação para o Trânsito em sala de aula, reforçando os hábitos corretos e seguros. Este tipo de ação vem auxiliar no aprendizado das crianças e o Projeto Detran Vai à Escola é excelente", declarou.
Durante a ação, os educadores presentearam os alunos vencedores das brincadeiras no Circuito da Transitolândia, com camisas da campanha Maio Amarelo, que, este ano tem como tema: No Trânsito, o Sentido é a Vida.
As ações do Projeto Detran vai à Escola podem ser solicitadas por qualquer escola das redes pública e privada, não só no período do Maio Amarelo, mas, durante todo o ano, pelos telefones 3089-2055 e 3089-2077 ou na sede do Detran-MA, na Vila Palmeira. (Secap)