Ministro Edison Lobão: Maranhão recebe investimentos

Em visita a unidades do sistema de transmissão de energia elétrica do município de Balsas, no Sul do Maranhão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou, nessa quinta-feira, 18, a realização, ainda este ano, de leilão para contratação das obras de implantação do segundo circuito de 230 KV, no trecho compreendido entre Ribeiro Gonçalves (PI) e Balsas, com 95 quilômetros.
O empreendimento, que vai melhorar as condições de suprimento da região, deverá, segundo o ministro, entrar em operação no primeiro semestre de 2018.
Considerada uma das importantes fronteiras agrícolas do País, a região também vai receber mais dois transformadores na SE Balsas e na SE Ribeiro Gonçalves, com operação prevista para julho de 2016. O início da obra, que vai custar cerca de R$ 75 milhões, foi autorizado pelo ministro.

Investimentos

Lobão destacou que, nos últimos dez anos, o Maranhão recebeu investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica superiores a R$ 14 bilhões. Entre as obras estão incluídas a Hidrelétrica de Estreito, a subestação Balsas e linha de transmissão Ribeiro Gonçalves/Balsas, em 230 KV, com 95 quilômetros, realizada pela Eletronorte.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) fez, ao mesmo tempo, investimentos em subestações de 69/13,8 KV e linhas de subtransmissão para assegurar a distribuição da energia para Balsas, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Baixo Penitente, Tasso Fragoso, Serra do Penitente, Campos Gerais, Ilha de Balsas, Renascer e Agrovila.
“Essa é uma das regiões mais promissoras do Brasil, mas o progresso só seria possível com energia farta e segura”, disse o ministro, durante visita à Subestação da Eletronorte.
A importância do suprimento de energia de forma confiável em Balsas deve-se, segundo o ministro, à expansão do agronegócio em todo o Sul do Maranhão, contemplando a irrigação agrícola e a agroindústria.
Durante a visita, acompanhado de técnicos da Eletronorte e da Cemar, o ministro de Minas e Energia informou que está em fase de análise na Eletrobras o programa de obras destinado a atender mais 8.742 ligações de energia do Programa Luz Para Todos, que já realizou 20 mil ligações no município.