Os leilões realizados este ano pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) já provocam reflexos positivos na redução do volume de veículos acumulados nos pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito – as Ciretrans, que são as unidades regionais do Detran. Somente na Ciretran de Pedreiras, um dos pátios com maior acúmulo registrado, foram retirados 237 veículos entre julho e agosto deste ano. Neste fim de semana, o Detran promove um novo leilão com 60 lotes em oferta.
De janeiro a agosto deste ano, mais de 1.500 veículos foram arrematados nos leilões do Detran, superando os poucos mais de 1.400 negociados em todo o ano passado. “Os leilões são a principal estratégia adotada pelo governo do Estado para desafogar a superlotação de veículos acumulados nos pátios do Detran e das Ciretrans, um problema herdado da gestão passada”, explica o diretor geral do órgão, Antonio Nunes.
A superlotação, principalmente nos pátios das Ciretrans, se agravou devido aos poucos leilões realizados. No ano passado, apenas cinco leilões foram promovidos pelo Detran. De janeiro deste ano até agora, o órgão realizou oito pregões. De acordo com o presidente da Comissão de Leilões do Detran, Bruno Fernandes Brandão, até o fim do ano, o departamento deve, no mínimo, dobrar a quantidade de leilões realizados em 2014.
O volume de leilões promovidos este ano já repercutiu positivamente na situação dos pátios das Ciretrans. Entre julho e agosto, mais de 400 veículos foram removidos das Ciretrans de São João dos Patos, Timon, Balsas, Icatu, Barreirinhas e Pedreiras, sendo esta última a que apresentava maior acúmulo de veículos abandonados. “Havia em Pedreiras veículos e motocicletas abandonadas há mais de 15 anos. Em duas décadas, apenas 30 motos foram removidas do pátio e encaminhadas para leilão. Em julho passado, iniciamos o trabalho de remoção. Tivemos muita dificuldade para reorganizar porque muitos veículos eram liberados da forma errada“, explica o chefe da 7ª Ciretran de Pedreiras, David Lira.
“Encontramos diversos veículos em estado precário acumulados nas Ciretrans, devido à falta de planejamento e realização de leilões. Com transparência e seriedade, conseguimos transformar esse cenário caótico. Já temos toda a programação de leilões a serem realizados até dezembro“, reforça o diretor geral do Detran, Antonio Nunes,
O próximo leilão do Detran será realizado no próximo sábado (5), a partir das 9h, na sede da empresa VIP Leilões (BR 135, km 7, Distrito Industrial de São Luís, no bairro do Maracanã) e serão disponibilizados 60 lotes. Os lotes podem ser consultados previamente através do site vipleiloes.com.br.
Publicado em Regional na Edição Nº 15399
Comentários