Quem esteve presente na noite de lançamento do DVD pedagógico Conhecendo Bhaskara pôde ver o sucesso do projeto logo em sua noite de estreia. Com direito a auditório cheio, a professora e idealizadora Marcela Carvalho, alunos que participaram do projeto, seus pais, alunos e professores universitários, assim como a comunidade, estiveram presentes na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para prestigiar o momento.
A apresentação iniciou-se com o aluno Pedro Paulo cantando e tocando. Logo em seguida, a empresária e mãe de duas alunas que participaram do Conhecendo Bhaskara, Cláudia Fernandes Batista, realizou um momento espiritual, seguida da professora Marcela Carvalho explicando a iniciativa.
“O projeto nasceu para facilitar a vida do aluno com a matemática, pois após ministrar o conteúdo de equação de segundo grau em sala de aula, pude observar a dificuldade que eles tinham em dominar o assunto. Durante todo o processo, os alunos demonstraram retorno positivo e, então, foi que decidimos amadurecer o plano e ampliar”, disse a professora Marcela Carvalho em sua explicação.
Carvalho ainda revelou as intenções do Conhecendo Bhaskara e sua atuação na rede ensino de Imperatriz e região. “O projeto será disseminado em todas as escolas da rede privada e pública de Imperatriz e região. Queremos fazer com que mais alunos possam resolver seus problemas de matemática, rotineiros no dia a dia, com menor dificuldade e mais prazer. Sabemos que a música é ideal para fixar conteúdo, pois ela é uma linguagem universal e fácil de ser dominada. Então, os alunos só têm a ganhar”, afirmou em sua fala.

Reconhecimento

Após a apresentação do projeto, os alunos Ana Carolina Fernandes e Alisson Barbosa explicaram a satisfação em participar do Conhecendo Bhaskara e sua importância para os estudos de matemática.
“Foi muito bom participar do projeto. A professora acertou quando pediu para que nós fizéssemos paródias. É mais fácil de memorizar e fica mais fácil de aplicar na hora da prova”, ressalta Ana Carolina.
“Eu aprendi muito com o projeto. Na hora da prova, ou de resolver algum cálculo, sempre me lembro da música e começo a cantar para ajudar a lembrar da fórmula e resolver o problema”, completa Alisson Barbosa.
Após a amostra do vídeo, resultado da gravação de duas paródias, os professores universitários presentes também avaliaram a iniciativa.
“A professora e também aluna Marcela Carvalho está de parabéns. Realmente o projeto é muito bom, e deu resultados positivos com os alunos. E temos que ter esse tipo de iniciativa como exemplo, pois, a cada dia que passa, temos que nos adequarmos às mudanças na educação, e a professora Marcela serve de exemplo para os demais”, aclama o coordenador do curso de exatas da Uema de Imperatriz.
Logo após o encerramento das falas, aconteceu um momento de descontração e troca de experiência entre os parceiros do Conhecendo Bhaskara.
“Quero agradecer a todos que estiveram presentes e a todos que apoiaram o projeto. Não é fácil chegar até aqui, mas conseguimos e vamos em frente. Obrigada”, demonstra a professora Marcela ao encerrar a apresentação. (Jefferson Sousa)