São Luís - Já está aberta no portal Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) - www.fapema.br - a votação para escolha do tema do Prêmio Fapema 2012, maior premiação científica do Norte/Nordeste.
O prêmio, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação, chega este ano a sua oitava edição. Como tem acontecido nos últimos anos, o público é quem escolhe a temática que norteará as discussões promovidas pela premiação.
Quatro temas fazem parte da enquete: Ciência e Inovação na prevenção de desastres naturais; Energia Sustentável: iluminando o desenvolvimento com fontes renováveis; Cultura e Patrimônio: a importância da preservação de acervos; e Ciência e Cultura na promoção do desenvolvimento regional. O que receber mais votos será eleito oficialmente como o tema do Prêmio Fapema 2012.
O resultado da enquete será divulgado ao final de abril. Com o resultado da votação, em breve, a Fapema disponibilizará a identidade visual da premiação deste ano e, até o final do primeiro semestre, será divulgado o edital para inscrição dos interessados em concorrer ao prêmio. Serão premiados trabalhos inovadores e relevantes para o progresso da ciência, da tecnologia da inovação e do conhecimento em geral, visando fortalecer a qualidade acadêmica, escolar, universitária, empresarial e econômica, com impactos e resultados para a sociedade.
Para a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, o Prêmio “democratiza o acesso à ciência através da divulgação dos trabalhos premiados e estimula novos talentos da ciência, tecnologia e inovação do Estado”.
O Prêmio Fapema acumula bons índices de participação da comunidade científica - mais de mil trabalhos inscritos - e já contabiliza cerca de R$ 500 mil em prêmios. Somente no ano passado, aprovou 21 propostas, totalizando 35 ganhadores, considerando os orientadores. Em 2011 o tema escolhido foi “São Luís 400 anos: revisitando o passado e construindo o futuro”, iniciando as comemorações oficiais pelo quarto centenário da capital maranhense. (Elizete Silva)