O Laboratório de Extensão Rural (Labex), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), está se tornando um verdadeiro celeiro do conhecimento. Com pouco mais de dois anos de criação, o espaço vem se destacando pela realização de projetos especiais voltados, sobretudo, para o desenvolvimento rural do Estado.
Recentemente, o Laboratório conseguiu aprovar mais dois trabalhos que serão executados até 2014. Um deles é o Projeto Implantação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território dos Lençóis Maranhenses / Munin. Executado em parceria com a ONG Fórum Carajás e com o apoio do Colegiado Territorial dos Lençóis Maranhenses/Munin e recursos do MDA, o projeto tem o propósito de executar uma série de atividades relacionadas ao Plano Territorial.
Segundo o coordenador geral do Labex, professor Itaan Pastor Santos, entre as atividades estão programadas a realização de oficinas com moradores das comunidades, seminários com representantes das Câmaras Temáticas (Meio Ambiente, Cultura e Turismo; Reforma Agrária e Produção), treinamentos e visitas às comunidades.
O segundo projeto aprovado, intitulado “Apoio a Comunidades Rurais”, será implantado, inicialmente, nos municípios de Bacabeira e Cachoeira Grande. “A equipe do Labex visitará esses municípios a cada 15 dias para desenvolver ações nas áreas de produção agropecuária e meio ambiente. Tudo isso será financiado pelas prefeituras, por meio das suas respectivas Secretarias de Agricultura, com possibilidade de contar também com o apoio da Petrobras, por meio do Consórcio GSF”, explicou Itaan Santos.
Os dois projetos serão executados por toda equipe do Laboratório, que atualmente é formada por 5 profissionais (3 agrônomas, 1 bióloga e 1 economista), 10 estudantes (3 de Medicina Veterinária, 4 de Agronomia, 1 de Engenharia de Pesca e 2 de Zootecnia), sob a coordenação de professores do CCA. (Alcindo Barros)
Publicado em Regional na Edição Nº 14189
Comentários