São Luís - Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresariado Industrial do Maranhão (ICEI-MA) demonstrou um aumento de 6,9 pontos para o mês de junho, chegando aos 48 pontos, enquanto o índice nacional marcou apenas 45,7 pontos. Porém, o indicador ainda está situado abaixo dos 50 pontos, o que demonstra preocupação do empresariado.
Segundo o estudo, em relação aos setores empresariais, a confiança do empresariado da Construção Civil subiu de 39,1 pontos para 44,5 pontos, mas permanecendo com um indicador pessimista. Já na área da Indústria de Extração e Transformação, o índice cresceu 7,2 pontos atingindo 49,2 pontos, demonstrando uma tímida retomada da confiança no setor.
Analisando-se pelo porte, a pesquisa apontou que as pequenas empresas continuam pessimistas, marcando 40,1 pontos, enquanto as médias e grandes demonstraram um crescimento relevante, pois pela primeira vez no ano o indicador supera a linha dos 50 pontos ao marcar 50,2 pontos.
Condições - As condições atuais das empresas maranhenses (que refletem o sentimento do empresariado quanto à economia brasileira e do estado) apresentaram aumento de 4,5 pontos no mês de junho, marcando 33,7 pontos, com todos os indicadores de condições nacionais e regionais em níveis abaixo dos 40 pontos. O setor industrial anotou 36,1 pontos, um aumento em relação ao mês anterior. Já o índice da Construção permaneceu praticamente constante e fechou em 27,9 pontos.
Futuro - Ainda de acordo com o ICEI-MA, na análise das expectativas dos empresários para os próximos seis meses, os indicadores da Construção Civil obtiveram um crescimento de 7,8 pontos, chegando aos 52,3 pontos. Já as expectativas do empresariado das indústrias de Extração e Transformação para os próximos meses também aumentaram 7,8 pontos e assinalaram 55,8 pontos.
“No geral, as condições atuais das empresas melhoraram e as expectativas quanto ao cenário futuro também, porém ainda sinalizam incertezas e dúvidas para os empresários maranhenses”, diz o estudo.
O Índice de Confiança é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Os questionários foram aplicados pela FIEMA para empresas maranhenses da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação no período de 1º a 13 de junho de 2016.
Publicado em Regional na Edição Nº 15655
Junho marca retomada de confiança do empresário industrial maranhense
O ICEI-MA demonstra o sentimento de empresas dos setores da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação
Comentários